Pensamentos, Emoções de um Grupo de Cadeirantes frente aos Problemas causados pela Falta de Acessibilidade nas Universidades/Thoughts, Emotions of a Group of College Wheelchair facing the Problems Caused by Lack of Accessibility in the Universities

Main Article Content

Maria Cecília Prado
Patrícia Costa dos Santos da Silva
Simone Cristina Ferreira
Miriam Monteiro de Castro Graciano
Evelise Aline Soares
Gema Mesquita

Abstract

Objetivo: Conhecer a percepção dos sentimentos em 7 universitários cadeirantes, frente aos obstáculos físicos dentro da instituição de ensino, os sintomas de depressão e a interação desses alunos com outros colegas da universidade. Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, de corte transversal entre sete cadeirantes estudantes de graduação, homens (5) e mulheres (2) na faixa etária de 20 a 25 anos. A coleta de dados foi obtida através de questionário autoavaliativo, composto por perguntas descritivas e objetivas. O acesso aos participantes aconteceu dentro da universidade frequentada pela pesquisadora, no domicilio e via internet. Resultados: Observou-se que todos os cadeirantes alegaram que as universidades não oferecem acesso adequado e 71,5% disseram que diante da falta de acesso se sentem dependentes para executar algumas atividades. A respeito da interação com os colegas 14,2% atribuem a falta de acessibilidade como fator que impede a interação, 42,9% referem que somente em algumas situações. Os sentimentos relatados foram exclusão e raiva (42,9%), constrangimento (28,6%) e revolta (28,6%). Conclusão: Os alunos cadeirantes foram unânimes ao responderem que a falta de acesso não influência no rendimento escolar e não impedem que estudem. Não houve relações significativas com a falta de acesso, e o desempenho escolar, interação e incidência de depressão.

 Palavras Chave: Acessibilidade, Universidade, Cadeirantes.

 



Article Details

How to Cite
1.
Prado MC, Silva PC dos S da, Ferreira SC, Graciano MM de C, Soares EA, Mesquita G. Pensamentos, Emoções de um Grupo de Cadeirantes frente aos Problemas causados pela Falta de Acessibilidade nas Universidades/Thoughts, Emotions of a Group of College Wheelchair facing the Problems Caused by Lack of Accessibility in the Universities. HSJ [Internet]. 2011 Oct. 29 [cited 2024 Nov. 22];1(3):43-50. Available from: https://portalrcs.hcitajuba.org.br/index.php/rcsfmit_zero/article/view/54
Section
ORIGINAL ARTICLE
Author Biographies

Maria Cecília Prado, Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS) – Alfenas/MG

Acadêmica do Curso de Psicologia da Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS) – Alfenas/MG

Patrícia Costa dos Santos da Silva, Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS) – Alfenas/MG

Mestre, Professora do Curso de Enfermagem da Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS) – Alfenas/MG

Simone Cristina Ferreira, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) – Campinas/SP

Mestranda em Ciências, Gerente da Área de Administração do Centro de Investigação em Pediatria da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) – Campinas/SP

Miriam Monteiro de Castro Graciano, Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS) – Alfenas/MG

Doutora, Professora do Curso de Medicina da Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS) – Alfenas/MG

Evelise Aline Soares, Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS) – Alfenas/MG

Doutoranda em Anatomia (UNICAMP) e Professora do Curso de Psicologia da Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS) – Alfenas/MG

Gema Mesquita, Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS) – Alfenas/MG

Doutora, Professora do Curso de Psicologia da Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS) – Alfenas/MG