Pensamentos, Emoções de um Grupo de Cadeirantes frente aos Problemas causados pela Falta de Acessibilidade nas Universidades/Thoughts, Emotions of a Group of College Wheelchair facing the Problems Caused by Lack of Accessibility in the Universities

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Maria Cecília Prado
Patrícia Costa dos Santos da Silva
Simone Cristina Ferreira
Miriam Monteiro de Castro Graciano
Evelise Aline Soares
Gema Mesquita

Abstract

Objetivo: Conhecer a percepção dos sentimentos em 7 universitários cadeirantes, frente aos obstáculos físicos dentro da instituição de ensino, os sintomas de depressão e a interação desses alunos com outros colegas da universidade. Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, de corte transversal entre sete cadeirantes estudantes de graduação, homens (5) e mulheres (2) na faixa etária de 20 a 25 anos. A coleta de dados foi obtida através de questionário autoavaliativo, composto por perguntas descritivas e objetivas. O acesso aos participantes aconteceu dentro da universidade frequentada pela pesquisadora, no domicilio e via internet. Resultados: Observou-se que todos os cadeirantes alegaram que as universidades não oferecem acesso adequado e 71,5% disseram que diante da falta de acesso se sentem dependentes para executar algumas atividades. A respeito da interação com os colegas 14,2% atribuem a falta de acessibilidade como fator que impede a interação, 42,9% referem que somente em algumas situações. Os sentimentos relatados foram exclusão e raiva (42,9%), constrangimento (28,6%) e revolta (28,6%). Conclusão: Os alunos cadeirantes foram unânimes ao responderem que a falta de acesso não influência no rendimento escolar e não impedem que estudem. Não houve relações significativas com a falta de acesso, e o desempenho escolar, interação e incidência de depressão.

 Palavras Chave: Acessibilidade, Universidade, Cadeirantes.

 



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1.
Prado MC, Silva PC dos S da, Ferreira SC, Graciano MM de C, Soares EA, Mesquita G. Pensamentos, Emoções de um Grupo de Cadeirantes frente aos Problemas causados pela Falta de Acessibilidade nas Universidades/Thoughts, Emotions of a Group of College Wheelchair facing the Problems Caused by Lack of Accessibility in the Universities. Health Sci J [Internet]. 1 [cited 2024May8];1(3):43-0. Available from: https://portalrcs.hcitajuba.org.br/index.php/rcsfmit_zero/article/view/54
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Author Biographies

Maria Cecília Prado, Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS) – Alfenas/MG

Acadêmica do Curso de Psicologia da Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS) – Alfenas/MG

Patrícia Costa dos Santos da Silva, Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS) – Alfenas/MG

Mestre, Professora do Curso de Enfermagem da Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS) – Alfenas/MG

Simone Cristina Ferreira, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) – Campinas/SP

Mestranda em Ciências, Gerente da Área de Administração do Centro de Investigação em Pediatria da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) – Campinas/SP

Miriam Monteiro de Castro Graciano, Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS) – Alfenas/MG

Doutora, Professora do Curso de Medicina da Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS) – Alfenas/MG

Evelise Aline Soares, Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS) – Alfenas/MG

Doutoranda em Anatomia (UNICAMP) e Professora do Curso de Psicologia da Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS) – Alfenas/MG

Gema Mesquita, Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS) – Alfenas/MG

Doutora, Professora do Curso de Psicologia da Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS) – Alfenas/MG