Foco e Escopo

O Health Sciences Journal (HSJ) tem como missão selecionar e disseminar conteúdo científico de alta qualidade relacionado à área da saúde. Para tal, publica pesquisas científicas nacionais e internacionais, básicas e aplicadas, revisadas por pares (peer-reviewed). O público alvo da HSJ é constituído por acadêmicos, pesquisadores, profissionais de saúde, autoridades e gestores de saúde pública, bem como pelo público em geral. Sua publicação é feita pelo Hospital de Clínicas de Itajubá da Associação de Integração Social de Itajubá.

Serão aceitas submissões de manuscritos nas áreas de Medicina, Nutrição, Enfermagem, Odontologia, Farmácia, Saúde Coletiva, Educação Física, Fonoaudiologia e Fisioterapia e Terapia Ocupacional, clínicos ou experimentais, conforme classificação de Áreas de Conhecimento da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), disponível em https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/avaliacao/instrumentos/documentos-de-apoio-1/tabela-de-areas-de-conhecimento-avaliacao.

Políticas Editoriais

Manuscritos que não se enquadrem nas instruções acima serão devolvidos antes de serem enviados para Corpo Editorial.

Submissão Online. As submissões, assim como o acompanhamento do processo de revisão, só poderão ser feitas pela plataforma online http://portalrcs.hcitajuba.org.br, após cadastro individual como autor e acesso ao sistema.

Autoria. As diretrizes para inclusão de autores são baseadas nas Recomendações da ICMJE, disponível em http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html. O crédito de autoria deve ser baseado exclusivamente em: 1) contribuições substanciais para a concepção e delineamento, coleta de dados ou análise e interpretação dos dados; 2) redação ou revisão crítica do manuscrito em relação a conteúdo intelectualmente importante; E 3) aprovação final da versão a ser publicada. A folha de rosto de cada manuscrito deverá explicitar as contribuições específicas dos autores para realização do trabalho. A ordem e número dos autores não poderão ser alterados após o aceite para publicação e início do processo de editoração. Se um ou mais indivíduos contribuíram para o trabalho, mas não atingiram os critérios de autoria, o(s) mesmo(s) pode(m) ser reconhecido(s) no último parágrafo do manuscrito, em seção de Agradecimentos.

Número de Autores. O número máximo de autores é de 8 para artigos de Revisão e Originais, 6 para Relatos de Caso e Revisões Narrativas e 2 para Editoriais. Revisões Sistemáticas e Metanálises não terão limite de autores. Trabalhos de autoria coletiva (institucionais) deverão ter os responsáveis especificados. 

Cadastro on-line do autor no sistema de submissão. É obrigatória a inclusão do número ORCID (Open Researcher and Contributor ID). O ORCID é um identificador digital único, gratuito, que distingue os pesquisadores e soluciona problemas de ambiguidade por semelhança de nomes e sobrenomes. Para cadastrar o seu ORCID, acesse: https://orcid.org/register

 

  

Política de Acesso Livre. Todos os artigos aceitos para publicação no HSJ são publicados com Full Open Access licenciado sob a Attribution 4.0 International . Esta licença permite o uso, cópia, distribuição, transmissão, adaptação e reprodução da pesquisa, desde que devidamente citado o trabalho original. Nos casos de manuscritos que incluam figuras ou outro material previamente publicado, é obrigatória a citação da fonte original na legenda. Os autores dos manuscritos também deverão preencher a Declaração de Originalidade e Autoria, e anexá-la em arquivo separado no momento da submissão. A partir de 2024, os direitos autorais dos manuscritos continuam pertencendo aos autores.

Decisão. Os autores serão informados da aceitação do manuscrito por e-mail, por meio do sistema de submissão online. Após a aceitação, o trabalho entrará em processo de produção e será publicado em edição futura. Nesta etapa, não serão mais permitidas alterações de conteúdo ou no nome dos autores. Não serão fornecidas informações sobre data de publicação futura ou número em que o trabalho será publicado. Estima-se que o processo de apreciação e publicação do manuscrito seja de 4-6 meses.

Provas. Os autores de correspondência receberão o manuscrito em sua versão finalizada e editorada para aprovação (em arquivo PDF, podendo ser lido pelo software Adobe Acrobar Reader, disponível em http://get.adobe.com/br/reader/, sem custos). As correções solicitadas nessa fase devem limitar-se a erros tipográficos, sem alteração do conteúdo do estudo. Os autores deverão devolver as provas aprovadas em até 48 horas. Caso contrário, a versão final será considerada aceita e definitiva.

Tradução para o inglês. A partir de 2021, todos os manuscritos submetidos na língua portuguesa e aceitos para publicação no HSJ serão publicados na língua inglesa. A tradução para o inglês será de responsabilidade dos autores. Essa iniciativa visa a internacionalização da revista e indexação em bases de dados variadas. É recomendado que a tradução seja feita por tradutor profissional ou empresa especializada, de preferência no estilo inglês americano. Também recomenda-se o envio do comprovante de tradução do manuscrito para a equipe editorial. Caso o manuscrito enviado seja considerado como mal traduzido, o HSJ se reserva no direito de devolver o mesmo para nova correção. Mais detalhes aqui.

Registro DOI. Todos os artigos publicados recebem a identificação única (Digital Object Identifier) emitida pelo CrossRef.

Periodicidade de Publicação

A partir de 2024, o HSJ adere à publicação contínua (publish-as-you-go), com volume anual.

Taxas de Publicação

O Health Sciences Journal não cobra taxas para submissão e/ou publicação de artigos, nem taxas de processamento.

Arquivamento

O Health Sciences Journal utiliza o sistema LOCKSS (Lots of Copies Keep Stuff Safe - Muitas Cópias Mantém as Coisas Seguras) para assegurar arquivamento seguro e permanente do cache da revista. LOCKSS é um software livre desenvolvido pela Biblioteca da Universidade de Stanford, que permite preservar revistas online escolhidas ao sondar as páginas das mesmas por conteúdo recém publicado e arquivando-o. Cada arquivo é continuamente validado contra cópias de outras bibliotecas. Caso o conteúdo esteja corrompido ou perdido, as cópias são usadas para restauração. Ver autorização por meio do Manifesto de Publicação. Uma licença LOCKSS aparecerá na página Sobre a revista na seção Arquivamento. A Revista Ciências em Saúde usa o plugin do Public Knowledge Project Preservation Network para enviar e armazenar seu conteúdo no sistema LOCKSS.

Sobre a revista

O Health Sciences Journal publica trabalhos inéditos de todas as áreas relacionadas à Saúde, contemplando igualmente Editoriais destinados a temas na área da saúde. Sua divulgação é feita pelo Hospital de Clínicas de Itajubá. 

Histórico do periódico

A Revista Ciências da Saúde foi lançada em 2011 como uma revista científica eletrônica trimestral da Faculdade de Medicina de Itajubá. A partir de 2018 passou a ser editada pelo Hospital de Clínicas de Itajubá (HCI) e em 2024 passa a se chamar Health Sciences Journal, visando a internacionalização e migração total para a publicação em língua inglesa.

Destina-se à publicação de artigos científicos originais e inéditos, resultados de projetos de pesquisa, dissertações, teses, entre outros estudos envolvendo as mais diversas ciências da saúde. A sua edição inaugural decorreu de janeiro a março de 2011 (v 1, n 1), constituindo assim mais de 13 anos ininterruptos de atividade editorial.

Devido ao seu caráter multidisciplinar, a HSJ acolhe textos de pesquisadores, docentes e discentes de Instituições de Ensino Superior (de graduação e pós-graduação), sendo uma ferramenta que une a missão institucional com a importância de se fazer e divulgar a Ciência.

O HSJ é uma oportunidade para que autores de artigos, que se enquadram nas categorias de publicação, submetam seus manuscritos a nossa apreciação, contribuindo para a disseminação de temas inovadores e relevantes para a área da Saúde. 

Emissão de certificados

 O HSJ se reserva no direito de emitir somente certificados de manuscritos aceitos para publicação e que estejam ainda no prelo (fase de Edição de Texto ou de elaboração de provas finais), para fins de comprovação.

Não serão emitidos certificados de editoriais, artigos ou de anais de eventos (Suplementos) já publicados, com DOI ativo e disponíveis para download no website da revista.