Estratégias fonoaudiológicas para promoção da saúde vocal do professor: revisão integrativa da literatura

Conteúdo do artigo principal

Rayane Medeiros dos Santos
Mylena dos Santos Cavalcante
https://orcid.org/0000-0002-3528-1418
Vanessa Fernandes de Almeida Porto
https://orcid.org/0000-0002-0100-4869
Edna Pereira Gomes de Morais
https://orcid.org/0000-0002-0034-0166

Resumo

Objetivo: Identificar as estratégias fonoaudiológicas utilizadas para promoção da saúde vocal aos professores do ensino infantil, fundamental e médio participantes de programas/ações de prevenção e promoção à saúde vocal, bem como descrever e analisar seus efeitos, por meio de uma revisão integrativa da literatura. Métodos: Foi realizada uma revisão integrativa que consistiu em buscas nas bases de dados Lilacs, SciELO e Medline. Os critérios de inclusão foram: artigos completos disponíveis online em qualquer idioma e ano de publicação que abordassem estratégias para promoção da saúde vocal e prevenção aos distúrbios na população-alvo, empregadas em programas/ações de saúde vocal com professores. Resultados: Dos 624 artigos que foram incluídos, seis foram selecionados para compor o estudo. Foi possível verificar que os recursos mais utilizados foram estratégias educativas, por meio de programas de orientação e atenção à saúde vocal do professor. Os resultados das intervenções foram analisados com a utilização de questionários de auto avaliação, sendo alguns já padronizados, com validação e adaptação para o português brasileiro. Entre as estratégias práticas, os exercícios que envolvem trato vocal semiocluído, respiração, relaxamento, resistência e projeção vocal, bem como a realização de aquecimento e desaquecimento vocal, foram os mais utilizados. Conclusões: Os programas de saúde vocal apresentam estratégias bem diversificadas, tal como o tempo e análise dos resultados. O estudo acurado permitiu constatar que os programas são eficazes e permitem uma melhor performance vocal ao professor, notadamente, por meios de estratégias diretas e indiretas.



Detalhes do artigo

Como Citar
1.
Santos RM dos, Cavalcante M dos S, Porto VF de A, Morais EPG de. Estratégias fonoaudiológicas para promoção da saúde vocal do professor: revisão integrativa da literatura. HSJ [Internet]. 10º de março de 2021 [citado 22º de novembro de 2024];11(1):51-60. Disponível em: https://portalrcs.hcitajuba.org.br/index.php/rcsfmit_zero/article/view/1053
Seção
ARTIGO ORIGINAL
Biografia do Autor

Rayane Medeiros dos Santos, Centro Especializado em Reabilitação IV

Fonoaudióloga do Centro Especializado em Reabilitação IV, Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). Maceió, AL, Brasil.

Mylena dos Santos Cavalcante, Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas

Fonoaudióloga da Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (ADEFAL), Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas. Maceió, AL, Brasil.

Vanessa Fernandes de Almeida Porto, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal)

Mestre em Ensino na Saúde pela Universidade Federal de Alagoas, Professora Assistente do Centro de Ciências Integradoras, Núcleo de Ciências Humanas, Sociais e de Políticas Públicas – NUCISP da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). Maceió, AL, Brasil.

Edna Pereira Gomes de Morais, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas

Doutora em Ciências (Saúde Baseada em Evidências) pela Universidade Federal de São Paulo, Professora Adjunto do Centro de Ciências da Saúde, Núcleo de Propedêutica e Terapêutica – NUPROP da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas. Maceió, AL, Brasil.

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