Estratégias fonoaudiológicas para promoção da saúde vocal do professor: revisão integrativa da literatura
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Resumo
Objetivo: Identificar as estratégias fonoaudiológicas utilizadas para promoção da saúde vocal aos professores do ensino infantil, fundamental e médio participantes de programas/ações de prevenção e promoção à saúde vocal, bem como descrever e analisar seus efeitos, por meio de uma revisão integrativa da literatura. Métodos: Foi realizada uma revisão integrativa que consistiu em buscas nas bases de dados Lilacs, SciELO e Medline. Os critérios de inclusão foram: artigos completos disponíveis online em qualquer idioma e ano de publicação que abordassem estratégias para promoção da saúde vocal e prevenção aos distúrbios na população-alvo, empregadas em programas/ações de saúde vocal com professores. Resultados: Dos 624 artigos que foram incluídos, seis foram selecionados para compor o estudo. Foi possível verificar que os recursos mais utilizados foram estratégias educativas, por meio de programas de orientação e atenção à saúde vocal do professor. Os resultados das intervenções foram analisados com a utilização de questionários de auto avaliação, sendo alguns já padronizados, com validação e adaptação para o português brasileiro. Entre as estratégias práticas, os exercícios que envolvem trato vocal semiocluído, respiração, relaxamento, resistência e projeção vocal, bem como a realização de aquecimento e desaquecimento vocal, foram os mais utilizados. Conclusões: Os programas de saúde vocal apresentam estratégias bem diversificadas, tal como o tempo e análise dos resultados. O estudo acurado permitiu constatar que os programas são eficazes e permitem uma melhor performance vocal ao professor, notadamente, por meios de estratégias diretas e indiretas.
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