Avaliação do equilíbrio funcional de crianças com comprometimentos sensoriais submetidos a hipoterapia
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Resumo
Objetivo: avaliar o equilíbrio funcional de crianças com comprometimentos sensoriais submetidos a hipoterapia. Métodos:participaram 24 crianças, de ambos os sexos, alocadas igualmente em três grupos: paralisia cerebral (PC), síndrome de Down (SD) e deficiência intelectual (DI) com as respectivas faixas etárias (10,71 ± 2,69 anos), (12,83 ± 2,64 anos) e (11 ± 1,69 anos). Foram realizados 15 atendimentos na hipoterapia com os materiais de montaria específicos para cada grupo. Para avaliação do equilíbrio funcional foi utilizada a Escala de Equilíbrio Pediátrica (EEP), antes do 1º e após 15° atendimento (momentos pré e pós) na hipoterapia. Os dados foram analisados por meio dos testes Shapiro-Wilk (normalidade), teste Bartlett (homogeneidade) e, entre os momentos pré e pós-atendimentos, o teste t-pareado (intra grupos) e ANOVA com testes de múltiplas comparações de Bonferroni(inter grupos), com significância estatística para p < 0,05. Resultados: no pós-atendimento houve aumento na pontuação da EEP para os três grupos (intra grupos) com significância para crianças com DI (p = 0,003) e SD (p = 0,033); o grupo PC apresentou menor pontuação (inter grupos) em ambos os momentos, pré (p = 0,003) e pós (p = 0,002) atendimentos. Conclusão: a hipoterapia contribuiu para o equilíbrio funcional de crianças com comprometimentos sensoriais distintos, de acordo com o diagnóstico clínico e o material de montaria específicos para grupo, podendo assim, ser considerado um método terapêutico com benefícios relevantes quanto aos aspectos sensoriais das populações envolvida.
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