Avaliação do equilíbrio funcional de crianças com comprometimentos sensoriais submetidos a hipoterapia

Conteúdo do artigo principal

Janaine Brandão Lage
https://orcid.org/0000-0002-1712-5593
Lorena Fuchs Silva
Marilia Carvalho Borges
https://orcid.org/0000-0002-6992-7272
Gabriel Nogueira Nascentes
https://orcid.org/0000-0002-8934-6619
Isabella Cecílio Resende Ferreira
Vicente de Paula Antunes Teixeira
https://orcid.org/0000-0002-0195-8646
Ana Paula Espindula
https://orcid.org/0000-0002-9282-4482

Resumo

Objetivo: avaliar o equilíbrio funcional de crianças com comprometimentos sensoriais submetidos a hipoterapia. Métodos:participaram 24 crianças, de ambos os sexos, alocadas igualmente em três grupos: paralisia cerebral (PC), síndrome de Down (SD) e deficiência intelectual (DI) com as respectivas faixas etárias (10,71 ± 2,69 anos), (12,83 ± 2,64 anos) e (11 ± 1,69 anos). Foram realizados 15 atendimentos na hipoterapia com os materiais de montaria específicos para cada grupo. Para avaliação do equilíbrio funcional foi utilizada a Escala de Equilíbrio Pediátrica (EEP), antes do 1º e após 15° atendimento (momentos pré e pós) na hipoterapia. Os dados foram analisados por meio dos testes Shapiro-Wilk (normalidade), teste Bartlett (homogeneidade) e, entre os momentos pré e pós-atendimentos, o teste t-pareado (intra grupos) e ANOVA com testes de múltiplas comparações de Bonferroni(inter grupos), com significância estatística para p < 0,05. Resultados: no pós-atendimento houve aumento na pontuação da EEP para os três grupos (intra grupos) com significância para crianças com DI (p = 0,003) e SD (p = 0,033); o grupo PC apresentou menor pontuação (inter grupos) em ambos os momentos, pré (p = 0,003) e pós (p = 0,002) atendimentos. Conclusão: a hipoterapia contribuiu para o equilíbrio funcional de crianças com comprometimentos sensoriais distintos, de acordo com o diagnóstico clínico e o material de montaria específicos para grupo, podendo assim, ser considerado um método terapêutico com benefícios relevantes quanto aos aspectos sensoriais das populações envolvida.



Detalhes do artigo

Como Citar
1.
Lage JB, Silva LF, Borges MC, Nascentes GN, Ferreira ICR, Teixeira V de PA, et al. Avaliação do equilíbrio funcional de crianças com comprometimentos sensoriais submetidos a hipoterapia. HSJ [Internet]. 23º de junho de 2021 [citado 22º de novembro de 2024];11(2):51-8. Disponível em: https://portalrcs.hcitajuba.org.br/index.php/rcsfmit_zero/article/view/1072
Seção
ARTIGO ORIGINAL
Biografia do Autor

Janaine Brandão Lage, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Fisioterapeuta da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Uberaba, MG.

Lorena Fuchs Silva, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Fisioterapeuta graduada pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Marilia Carvalho Borges, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Fisioterapeuta graduada pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Gabriel Nogueira Nascentes, Instituto Federal do Triângulo Mineiro

Doutor em Medicina Tropical e Infectologia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Docente do Instituto Federal do Triângulo Mineiro - nível técnico, superior e pós-graduação.

Isabella Cecílio Resende Ferreira, Universidade de Uberaba

Acadêmica do 3º ano de Medicina da Universidade de Uberaba.

Vicente de Paula Antunes Teixeira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutor em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Minas Gerais, Docente do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Ana Paula Espindula, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Pós-doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Docente do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Triângulo Mineiro

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