O ensino da bioética na graduação em Medicina

Conteúdo do artigo principal

Gaspar de Jesus Lopes Filho
https://orcid.org/0000-0002-9344-6479

Resumo

O extraordinário desenvolvimento tecnológico ocorrido nos últimos cinquenta anos, em que a Medicina evoluiu mais do que nos cinquenta séculos precedentes, deu origem a vários questionamentos de ordem ética. Desde a segunda metade do século passado, tem sido crescente a percepção de que os médicos estão cada vez mais distantes de seus pacientes, priorizando, quando muito, o aspecto técnico da profissão. A Bioética surgiu com a finalidade de auxiliar a humanidade a atuar de forma equilibrada frente às transformações ambientais e comportamentais advindas da evolução tecnológica.



Detalhes do artigo

Como Citar
1.
Lopes Filho G de J. O ensino da bioética na graduação em Medicina. HSJ [Internet]. 6º de março de 2021 [citado 22º de novembro de 2024];11(1):1. Disponível em: https://portalrcs.hcitajuba.org.br/index.php/rcsfmit_zero/article/view/1109
Seção
EDITORIAL
Biografia do Autor

Gaspar de Jesus Lopes Filho, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM)

Graduação em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (1974), Mestrado em Medicina (Gastroenterologia Cirúrgica) pela Universidade Federal de São Paulo (1989) e Doutorado em Medicina (Gastroenterologia Cirúrgica) pela Universidade Federal de São Paulo (1994). Livre Docente da Universidade Federal de São Paulo (2001). Professor Orientador e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Cirúrgica Interdisciplinar da Universidade Federal de São Paulo. Professor Titular da Universidade Federal de São Paulo. Conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo. Editor Associado da Revista Acta Cirúrgica Brasileira desde fevereiro de 2015. Presidente Nacional do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (2010-2011).