O que aprendemos com a pandemia?

Conteúdo do artigo principal

Iêda Maria Barbosa Aleluia
https://orcid.org/0000-0002-7979-1938

Resumo

Com o advento da pandemia do Covid-19, todo o processo de educação nas profissões de saúde teve que ser repensado. Inicialmente o esforço foi para manter um ensino de qualidade na modalidade remota. Adaptar matrizes curriculares, horários de aulas, capacitar docentes para a nova realidade, rever a capacidade dos sistemas de informática para suportar as mudanças e aumento de acessos, identificar plataformas digitais adequadas às necessidades das instituições, reavaliar metodologias de ensino e de avaliação...enfim, uma força tarefa gigantesca, para dar conta do novo momento.



Detalhes do artigo

Como Citar
1.
Aleluia IMB. O que aprendemos com a pandemia?. HSJ [Internet]. 6º de março de 2021 [citado 22º de novembro de 2024];11(1):4-5. Disponível em: https://portalrcs.hcitajuba.org.br/index.php/rcsfmit_zero/article/view/1126
Seção
EDITORIAL
Biografia do Autor

Iêda Maria Barbosa Aleluia, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Universidade do Estado da Bahia.

Graduação em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (1988), Residência Médica em Pneumologia, Mestrado em Medicina e Saúde pela Universidade Federal da Bahia (1997) e Doutorado em Medicina e Saúde Humana pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (2015). Atualmente é Professora Adjunta e Coordenadora de Semiologia Médica I Universidade do Estado da Bahia e professora adjunta da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Salvador, Bahia, Brasil. Tem especialização em Educação nas Profissões de Saúde, pelo Instituto Faimer-Brasil, turma de 2009.

Referências

Dominic C, Rajkumar D. Are we there yet? Time to change the culture of medical education. Med Teacher. 2020;42(8):950-1. https://doi.org/10.1080/0142159X.2019.1659947 PMid:31525301 DOI: https://doi.org/10.1080/0142159X.2019.1659947

Gibbs T. The Covid-19 pandemic: Provoking thought and encouraging change. Med Teacher. 2020;42(7):738-40. https://doi.org/10.1080/0142159X.2020.1775967 PMid:32608302 DOI: https://doi.org/10.1080/0142159X.2020.1775967

Schlemmer E, Moreira JA. Ampliando conceitos para o paradigma de educação digital onlife. Interacçõex. 2020;16(55):103-22. https://doi.org/10.25755/int.21039

Chen W, Reeves TC. Twelve tips for conducting educational design research in medical education. Med Teacher. 2020;42(9):980-6. https://doi.org/10.1080/0142159X.2019.1657231 PMid:31498719 DOI: https://doi.org/10.1080/0142159X.2019.1657231

Charon R. O corpo que se conta: por que a medicina e as histórias precisam uma da outra. 1ª ed., Santhiago R [translator]. São Paulo: Ed. Letra e Voz; 2015. 75p.

Cabral MJ. Páginas antigas, a mesma história. A pandemia entre a medicina e a literatura [Website]. (published 2020 Apr 1; cited 2021 Feb 25). Available from: https://sol.sapo.pt/artigo/691468/paginas-antigas-a-mesma-historia-a-pandemia-entre-literatura-e-medicina