O que aprendemos com a pandemia?
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Com o advento da pandemia do Covid-19, todo o processo de educação nas profissões de saúde teve que ser repensado. Inicialmente o esforço foi para manter um ensino de qualidade na modalidade remota. Adaptar matrizes curriculares, horários de aulas, capacitar docentes para a nova realidade, rever a capacidade dos sistemas de informática para suportar as mudanças e aumento de acessos, identificar plataformas digitais adequadas às necessidades das instituições, reavaliar metodologias de ensino e de avaliação...enfim, uma força tarefa gigantesca, para dar conta do novo momento.
Detalhes do artigo
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Health Sciences Journal o direito de primeira publicação. A partir de 2024, as publicações serão licenciadas sob a Attribution 4.0 International , permitindo seu compartilhamento, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores estão autorizados a assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicação em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores são incentivados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer momento após o processo editorial.
Além disso, o AUTOR fica informado e consente que a Health Sciences Journal possa incorporar seu artigo em bases de dados e indexadores científicos existentes ou futuros, nas condições definidas por estes a cada momento, o que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares de esses bancos de dados podem executar as seguintes ações no artigo.
Referências
Gibbs T. The Covid-19 pandemic: Provoking thought and encouraging change. Med Teacher. 2020;42(7):738-40. https://doi.org/10.1080/0142159X.2020.1775967 PMid:32608302
Schlemmer E, Moreira JA. Ampliando conceitos para o paradigma de educação digital onlife. Interacçõex. 2020;16(55):103-22. https://doi.org/10.25755/int.21039
Chen W, Reeves TC. Twelve tips for conducting educational design research in medical education. Med Teacher. 2020;42(9):980-6. https://doi.org/10.1080/0142159X.2019.1657231 PMid:31498719
Charon R. O corpo que se conta: por que a medicina e as histórias precisam uma da outra. 1ª ed., Santhiago R [translator]. São Paulo: Ed. Letra e Voz; 2015. 75p.
Cabral MJ. Páginas antigas, a mesma história. A pandemia entre a medicina e a literatura [Website]. (published 2020 Apr 1; cited 2021 Feb 25). Available from: https://sol.sapo.pt/artigo/691468/paginas-antigas-a-mesma-historia-a-pandemia-entre-literatura-e-medicina