O que aprendemos com a pandemia?
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Com o advento da pandemia do Covid-19, todo o processo de educação nas profissões de saúde teve que ser repensado. Inicialmente o esforço foi para manter um ensino de qualidade na modalidade remota. Adaptar matrizes curriculares, horários de aulas, capacitar docentes para a nova realidade, rever a capacidade dos sistemas de informática para suportar as mudanças e aumento de acessos, identificar plataformas digitais adequadas às necessidades das instituições, reavaliar metodologias de ensino e de avaliação...enfim, uma força tarefa gigantesca, para dar conta do novo momento.
Detalhes do artigo
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem ao HSJ o direito de primeira publicação. A partir de 2024, as publicações serão licenciadas sob a Attribution 4.0 International , permitindo seu compartilhamento, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores estão autorizados a assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicação em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores são incentivados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer momento após o processo editorial.
Além disso, o AUTOR fica informado e consente que o HSJ possa incorporar seu artigo em bases de dados e indexadores científicos existentes ou futuros, nas condições definidas por estes a cada momento, o que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares de esses bancos de dados podem executar as seguintes ações no artigo.
Referências
Dominic C, Rajkumar D. Are we there yet? Time to change the culture of medical education. Med Teacher. 2020;42(8):950-1. https://doi.org/10.1080/0142159X.2019.1659947 PMid:31525301 DOI: https://doi.org/10.1080/0142159X.2019.1659947
Gibbs T. The Covid-19 pandemic: Provoking thought and encouraging change. Med Teacher. 2020;42(7):738-40. https://doi.org/10.1080/0142159X.2020.1775967 PMid:32608302 DOI: https://doi.org/10.1080/0142159X.2020.1775967
Schlemmer E, Moreira JA. Ampliando conceitos para o paradigma de educação digital onlife. Interacçõex. 2020;16(55):103-22. https://doi.org/10.25755/int.21039
Chen W, Reeves TC. Twelve tips for conducting educational design research in medical education. Med Teacher. 2020;42(9):980-6. https://doi.org/10.1080/0142159X.2019.1657231 PMid:31498719 DOI: https://doi.org/10.1080/0142159X.2019.1657231
Charon R. O corpo que se conta: por que a medicina e as histórias precisam uma da outra. 1ª ed., Santhiago R [translator]. São Paulo: Ed. Letra e Voz; 2015. 75p.
Cabral MJ. Páginas antigas, a mesma história. A pandemia entre a medicina e a literatura [Website]. (published 2020 Apr 1; cited 2021 Feb 25). Available from: https://sol.sapo.pt/artigo/691468/paginas-antigas-a-mesma-historia-a-pandemia-entre-literatura-e-medicina