Síndrome de Burnout em professores do ensino público de Sorocaba, São Paulo, Brasil

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Maíra Cazeto Lopes de Souza
https://orcid.org/0000-0001-7881-3413
Sérgio Roberto de Lucca

Resumo

Objetivo: Identificar a prevalência da Síndrome de Burnout (SB) em uma amostra de 107 professores do ensino básico (ciclo II e ensino médio) no município de Sorocaba/SP e analisar possíveis associações dos fatores psicossociais e organizacionais do trabalho com as dimensões do burnout. Métodos: Estudo epidemiológico de corte transversal, realizado por meio de seleção de amostra por conveniência, que incluiu 107 professores de escolas estaduais de Sorocaba através dos seguintes critérios: ter ingressado na carreira docente pública há pelo menos um ano e estar atuando predominantemente como professor, ou seja, não ter maior carga horária em cargos administrativos. As coletas dos dados foram realizadas em oito escolas do município e foram utilizados dois formulários, o “Maslach Burnout Inventarie- Educators Survey” (MBI-ES) e um formulário biopsicossocial.  Na análise dos dados foram realizados o teste qui-quadrado de Pearson e a análise de regressão logística, adotando-se nível de significância de 5%. Resultados: Observou-se uma prevalência da SB em 4,7% dos professores, sendo que 29% dos docentes apresentaram alta Exaustão Emocional, 33,6% alta Despersonalização e 18,7% baixa Realização Profissional. Foram encontradas associações positivas entre fatores como falta de reconhecimento, insatisfação com o trabalho e situações de assédio com as dimensões da SB. Conclusão: Os resultados sugerem um sinal de alerta para o adoecimento caracterizado pelo burnout na amostra de professores estudada.



Detalhes do artigo

Como Citar
1.
Souza MCL de, Lucca SR de. Síndrome de Burnout em professores do ensino público de Sorocaba, São Paulo, Brasil. HSJ [Internet]. 22º de dezembro de 2021 [citado 21º de maio de 2024];11(4):29-6. Disponível em: https://portalrcs.hcitajuba.org.br/index.php/rcsfmit_zero/article/view/1127
Seção
ARTIGO ORIGINAL
Biografia do Autor

Maíra Cazeto Lopes de Souza, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Acadêmica do 2o ano de mestrado do Programa de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Campinas, São Paulo, Brasil.

Sérgio Roberto de Lucca, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Professor Titular dos Programas de Pós Graduação de Saúde Coletiva nas linhas de pesquisa Saúde, Trabalho & Ambiente; Saúde Coletiva e Saúde Mental. Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Campinas, São Paulo, Brasil.

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