Editorial
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Com os nossos cordiais cumprimentos, começamos o editorial da RCS reiterando a satisfação de contar com a fidelidade de nossos leitores e a visível expansão científica na publicação de trabalhos de diversas Universidades Brasileiras.
Na seção especial “O Paciente Terminal, o Médico e o Medo de Morrer.” contamos com uma reflexão sobre tanatologia, que aborda os aspectos inquietantes oriundos da morte e suas inferências na prática médica do médico e filósofo inglês Egilde P. Seravalli, referência bibliográfica internacional. A tradução para a RCS foi do não menos célebre Prof. Dr. Marco Túlio, pioneiro da área de cuidados paliativos no Brasil.
A revisão literária ficou a cargo do autor convidado José Elias Tomazini e colaboradores, que fizeram uma significativa análise sobre o modelamento matemático, aplicado à bioengenharia, biomecânica e engenharia biomédica.
Os artigos originais foram selecionados a partir da diversidade temática que contempla o objetivo da RCS em divulgar vários aspectos da Ciência e da Saúde, portanto, estão presentes reflexões sobre: merenda escolar, transtornos alimentares, estresse da equipe de enfermagem em Terapia Intensiva; dados sobre o programa Hiperdia; além de estudo experimental checando a relação entre o Halotano e a gestação e a viabilidade embrionária em ratos.
O relato de caso é da área de pediatria, bastante elucidativo para os profissionais desta especialidade.
Nesse contexto, agradecemos a colaboração de todos os autores e desejamos uma ótima e proveitosa leitura a todos.
Detalhes do artigo
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem ao HSJ o direito de primeira publicação. A partir de 2024, as publicações serão licenciadas sob a Attribution 4.0 International , permitindo seu compartilhamento, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores estão autorizados a assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicação em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores são incentivados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer momento após o processo editorial.
Além disso, o AUTOR fica informado e consente que o HSJ possa incorporar seu artigo em bases de dados e indexadores científicos existentes ou futuros, nas condições definidas por estes a cada momento, o que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares de esses bancos de dados podem executar as seguintes ações no artigo.