Avaliação da eficiência dos diferentes métodos de ensino de ressuscitação cardiopulmonar para crianças e adolescentes: revisão integrativa

Conteúdo do artigo principal

Laura Franco de Oliveira Martins
https://orcid.org/0000-0001-6075-5112
Ana Júlia Bonine Melo
Daniel Brito Reis
https://orcid.org/0000-0003-1683-7801
Mateus Goulart Alves
https://orcid.org/0000-0003-0680-6817

Resumo

Objetivo: Avaliar a eficiência dos diferentes métodos de ensino de Suporte Básico de Vida (SBV) para estudantes leigos a partir dos 12 anos de idade.  Métodos: Realizou-se busca por artigos nas plataformas MEDLINE/PubMed e Lilacs/BVS, entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022, para responder à questão norteadora “Qual a efetividade dos diferentes métodos de ensino de ressuscitação cardiopulmonar para crianças e adolescentes?”. Incluíram-se artigos publicados nos últimos cinco anos, nos idiomas inglês e português. Resultados: Sete artigos abordaram os métodos de ensino: aprendizagem autorregulada, treinamento dos professores seguido dos estudantes, educação em pares; ensino online associado ao autotreinamento prático, ensino à distância, treinamento digital somado à prática, e uso de aplicativo por meio de um tablet com posterior avaliação. Em todos os estudos houve comparação da intervenção com o treinamento convencional. De forma geral, todos os métodos de ensino contribuíram para desenvolver a habilidade de agir em situações de trauma, mas as estratégias que envolviam a presença de instrutores nos treinamentos mostraram melhores resultados, a curto e longo prazo. Conclusão: O presente estudo verificou os achados na literatura a respeito da eficácia de diferentes métodos de ensino de SBV para crianças e adolescentes. Dentre todas as abordagens observou-se melhor desempenho nos métodos que contaram com a presença de instrutores, os quais ofertaram feedback aos alunos e diminuíram as distrações. Porém, o ensino digital, o autorregulado e o aos pares também se mostraram viáveis. Logo, a escolha do método deve se pautar na realidade do público-alvo.



Detalhes do artigo

Como Citar
1.
Franco de Oliveira Martins L, Bonine Melo AJ, Reis DB, Alves MG. Avaliação da eficiência dos diferentes métodos de ensino de ressuscitação cardiopulmonar para crianças e adolescentes: revisão integrativa . HSJ [Internet]. 27º de março de 2023 [citado 22º de novembro de 2024];13(1):14-21. Disponível em: https://portalrcs.hcitajuba.org.br/index.php/rcsfmit_zero/article/view/1355
Seção
ARTIGO ORIGINAL
Biografia do Autor

Laura Franco de Oliveira Martins, Universidade Federal de Alfenas

Acadêmica do 3º ano de Medicina da Universidade Federal de Alfenas.

Ana Júlia Bonine Melo, Universidade do Estado de Minas Gerais

Acadêmica do 3º ano de Medicina da Universidade do Estado de Minas Gerais.

Daniel Brito Reis, Universidade do Estado de Minas Gerais

Acadêmico do 3º ano de Medicina da Universidade do Estado de Minas Gerais.

Mateus Goulart Alves, Universidade do Estado de Minas Gerais

Professor. Doutorando em Promoção de Saúde na Universidade de Franca. Docente na Universidade do Estado de Minas Gerais.

Referências

Sociedade Brasileira de Cardiologia. I Diretriz de ressuscitação cardiopulmonar e cuidados cardiovasculares de emergência da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Arquivos brasileiros de cardiologia [Internet]. 2013 [cited 2022 Out 30];101:1-221. Avaiable from: https://bit.ly/3JZVjnj

Sociedade Brasileira de Cardiologia. Atualização da Diretriz de Ressuscitação Cardiopulmonar e Cuidados Cardiovasculares de Emergência da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Arquivos brasileiros de cardiologia [Internet]. 2019 [cited 2022 Out 30]; 449-663. Avaiable from: https://bit.ly/42kM4F7

Monsieurs KG, Nolan JP, Bossaert LL, Greif R, Maconochie IK, Nikolaou NI, et al. European Resuscitation Council Guidelines for Resuscitation 2015: Section 1. Executive summary. Resuscitation. 2015 Oct;95:1-80. https://doi.org/10.1016/j.resuscitation.2015.07.038 DOI: https://doi.org/10.1016/j.resuscitation.2015.07.028

Neumar RW, Shuster M, Callaway CW, Gent LM, Atkins DL, Bhanji F, et al. Part 1: executive summary: 2015 American Heart Association Guidelines Update for Cardiopulmonary Resuscitation and Emergency Cardiovascular Care. Circulation. 2015;132(18 Suppl 2):S315-367. https://doi.org/10.1161/CIR.0000000000000252 DOI: https://doi.org/10.1161/CIR.0000000000000252

Dados sobre Morte Súbita - Coração na Batida Certa [Internet]. Sociedade Brasileira de Arritmias. [cited 2023 Mar 19]. Available from: http://bit.ly/3lnJmhs

ERC | Bringing resuscitation to the world [Internet]. www.erc.edu. [cited 2022 Oct 30]. Available from: https://www.erc.edu/projects/kids-save-lives

Böttiger BW, Van Aken H. Kids save lives. Resuscitation. 2015;94:A5-7. https://doi.org/10.1016/j.resuscitation.2015.07.005 DOI: https://doi.org/10.1016/j.resuscitation.2015.07.005

Abelairas-Gómez C, Schroeder DC, Carballo-Fazanes A, Böttiger BW, López-García S, Martínez-Isasi S, et al. KIDS SAVE LIVES in schools: cross-sectional survey of schoolteachers. Eur J Ped. 2021;180(7):2213-21. https://doi.org/10.1007/s00431-021-03971-x DOI: https://doi.org/10.1007/s00431-021-03971-x

Souza MT, Silva MD, Carvalho R. Integrative review: what is it? How to do it? Einstein (São Paulo). 2010;8(1):102-6. https://doi.org/10.1590/s1679-45082010rw1134 DOI: https://doi.org/10.1590/s1679-45082010rw1134

Santos CMDC, Pimenta CADM, Nobre MRC. A estratégia PICO para a construção da pergunta de pesquisa e busca deevidências. Rev Lat Am Enfermagem. 2007;15(3):508-11. https://doi.org/10.1590/S0104-11692007000300023 DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-11692007000300023

PRISMA [Internet]. Prisma-statement.org. 2018. Available from: https://www.prisma-statement.org//Extensions/ScopingReviews

Süss-Havemann C, Kosan J, Seibold T, Dibbern NM, Daubmann A, Kubitz JC, et al. Implementation of Basic Life Support training in schools: a randomised controlled trial evaluating self-regulated learning as alternative training concept. BMC Public Health. 2020;20(1):50. https://doi.org/10.1186/s12889-020-8161-7 DOI: https://doi.org/10.1186/s12889-020-8161-7

Iserbyt P, Madou T. The effect of content knowledge and repeated teaching on teaching and learning basic life support: a cluster randomised controlled trial. Acta Cardiol. 2022;77(7):616-25. https://doi.org/10.1080/00015385.2021.1969109 DOI: https://doi.org/10.1080/00015385.2021.1969109

Kesici S, Bayrakci Z, Birbilen AZ, Hanalioglu D, Öztürk Z, Teksam Ö, et al. Peer Education Model for Basic Life Support Training among High School Children: A Randomized Trial. Prehosp Disaster Med. 2021;36(5):553-60. https://doi.org/10.1017/S1049023X21000674 DOI: https://doi.org/10.1017/S1049023X21000674

Napp A, Kosan J, Hoffend C, Häge A, Breitfeld P, Doehn C, et al. Implementation of basic life support training for school children: Online education for potential instructors? Results of a cluster randomised, controlled, non-inferiority trial. Resuscitation. 2020;152:141-8. https://doi.org/10.1016/j.resuscitation.2020.04.041 DOI: https://doi.org/10.1016/j.resuscitation.2020.04.041

Han S, Park HJ, Nah S, Lee EH, Lee HJ, Park JO, et al. Instructor-led distance learning for training students in cardiopulmonary resuscitation: A randomized controlled study. PLoS One. 2021;16(5):e0251277. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0251277 DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0251277

Nord A, Hult H, Kreitz-Sandberg S, Herlitz J, Svensson L, Nilsson L. Effect of two additional interventions, test and reflection, added to standard cardiopulmonary resuscitation training on seventh grade students' practical skills and willingness to act: a cluster randomised trial. BMJ Open. 2017;7(6):e014230. https://doi.org/10.1136/bmjopen-2016-014230 DOI: https://doi.org/10.1136/bmjopen-2016-014230

Doucet L, Lammens R, Hendrickx S, Dewolf P. App-based learning as an alternative for instructors in teaching basic life support to school children: a randomized control trial. Acta Clin Belgica. 2018;74(5):317-25. https://doi.org/10.1080/17843286.2018.1500766 DOI: https://doi.org/10.1080/17843286.2018.1500766

Blewer AL, Ibrahim SA, Leary M, Dutwin D, McNally B, Anderson ML, et al. Cardiopulmonary resuscitation training disparities in the United States. J Am Heart Ass. 2017;6(5):e066124. https://doi.org/10.1161/JAHA.117.006124 DOI: https://doi.org/10.1161/JAHA.117.006124

Wissenberg M, Lippert FK, Folke F, Weeke P, Hansen CM, Christensen EF, et al. Association of national initiatives to improve cardiac arrest management with rates of bystander intervention and patient survival after out-of-hospital cardiac arrest. JAMA. 2013;310(13):1377. https://doi.org/10.1001/jama.2013.278483 DOI: https://doi.org/10.1001/jama.2013.278483

Li H, Shen X, Xu X, Wang Y, Chu L, Zhao J, et al. Bystander cardiopulmonary resuscitation training in primary and secondary school children in China and the impact of neighborhood socioeconomic status: A prospective controlled trial. Medicine. 2018;97(40):e12673. https://doi.org/10.1097/MD.0000000000012673 DOI: https://doi.org/10.1097/MD.0000000000012673

Wingen S, Schroeder DC, Ecker H, Steinhauser S, Altin S, Stock S, et al. Self-confidence and level of knowledge after cardiopulmonary resuscitation training in 14 to 18-year-old schoolchildren. Eur J Anaest. 2018;35(7):519-26. https://doi.org/10.1097/EJA.0000000000000766 DOI: https://doi.org/10.1097/EJA.0000000000000766

Fijačko N, Masterson Creber R, Gosak L, Štiglic G, Egan D, Chaka B, et al. Evaluating quality, usability, evidence-based content, and gamification features in mobile learning apps designed to teach children basic life support: systematic search in app stores and content analysis. JMIR Mhealth Uhealth. 2021;9(7):e25437. https://doi.org/10.2196/25437 DOI: https://doi.org/10.2196/25437

Schmid KM, García RQ, Fernandez MM, Mould-Millman N-K, Lowenstein SR. Teaching Hands-Only CPR in Schools: A Program Evaluation in San José, Costa Rica. An Glob Health. 2018;84(4):612-7. https://doi.org/10.29024/aogh.2367 DOI: https://doi.org/10.29024/aogh.2367