Perfil dos Professores de Ensino Fundamental sobre Dificuldade Visual/ Profile of Elementary School Teachers about Visual Impairment.

Conteúdo do artigo principal

Mariana Garcia Lopes Arena
Priscila Silva de Araújo
Thaíssa Santos de Carvalho Ottoboni
Clarissa Santos de Carvalho Ribeiro

Resumo

Objetivos: Verificar os conhecimentos e ações desenvolvidas por professores que atuam com alunos do ensino fundamental em relação aos sinais e sintomas indicativos de dificuldades visuais, analisando suas condutas diante do problema. Materiais e métodos: Realizou-se levantamento entre professores da primeira série do ensino fundamental de escolas públicas, estaduais e municipais, do município de Itajubá - MG, no ano letivo de 2013. Foi utilizado questionário autoaplicável como instrumento de coleta de dados. Resultados e discussão: Todos os 21 professores de escolas públicas responderam o questionário. A média de idade foi de 40,9 anos e a média de magistério, de 20,3 anos. Quanto à formação profissional, a maioria não apresenta capacitação na área (90,5%). Em relação aos sinais e sintomas de dificuldade visual, os mais indicados foram dificuldade para ler na lousa (100%), dor de cabeça (95,2%), franzir a testa (90,5%) e aproximação exagerada de objetos e livros (90,5%). Dentre os professores, 80,9% indicaram ter tido algum aluno com dificuldade visual no último ano, enquanto 19,1% não suspeitaram. Entre os professores que indicaram ter algum aluno com dificuldade visual, 88,2% tiveram como conduta orientar os pais, 70,6% orientou procurar um oftalmologista, 58,8% orientaram a direção e somente 23,5%, orientaram o aluno. Conclusão: Apesar dos professores apresentarem algum conhecimento sobre a saúde ocular, estes ainda são insuficientes e suas ações são incompletas.

 Palavras-chave: Promoção de saúde; acuidade visual; saúde escolar.

 

 

ABSTRACT

Objectives: The study aims to determine the knowledge and actions developed by teachers working with elementary students for signs and symptoms which may show visual difficulties, analyzing the behaviors of teachers on the issue. Methods: We conducted a survey among first grade teachers of public state and city schools, in the city of Itajubá - MG, in the year of 2013. Self-administered questionnaire was used as an instrument for data collection. Results and discussion: All the 21 public school teachers answered the questionnaire. The average age of teachers was 40.9, whereas the average was teaching experience was 20.3 years. As for training the majority has no training in the area (90.5%). Regarding the signs and symptoms of visual impairment, the nominees were: more difficulty reading the blackboard (100%), headache (95.2%), frown (90.5%) and too close to objects and books (90.5%). Among the teachers 80.9% of them indicated that they had some students with visual impairment last year, while 19.1% did not suspect. The conduct showed that among teachers who reported having a student with visual impairment, 88.2% oriented parents, 70.6% seek guidance ophthalmologist, 58.8% oriented direction and only 23.5% have guided the student. Conclusion: Although teachers present some knowledge about eye health, it is still insufficient and their actions are incomplete.

 Keywords: Promoting health, visual accuracy, school health.



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Como Citar
1.
Arena MGL, de Araújo PS, Ottoboni TS de C, Ribeiro CS de C. Perfil dos Professores de Ensino Fundamental sobre Dificuldade Visual/ Profile of Elementary School Teachers about Visual Impairment. HSJ [Internet]. 1 [citado 3º de julho de 2024];3(2):25-3. Disponível em: https://portalrcs.hcitajuba.org.br/index.php/rcsfmit_zero/article/view/251
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ARTIGO ORIGINAL

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