Significado e Percepção de Eutanásia Sob a Óptica de Acadêmicos de Medicina de Uma Cidade Sul Mineira / Significance and Perception of Euthanasia under the Vision of Medical Students in a City in the South of Minas Gerais
Conteúdo do artigo principal
Resumo
RESUMO
Objetivo: Identificar o significado e a percepção de eutanásia para os acadêmicos de medicina de uma cidade sul mineira. Materiais e Métodos: Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva, qualitativa e transversal. Como método de estudo, foi utilizado o Discurso do Sujeito Coletivo que tem como base a Teoria das Representações Sociais. Resultados: Mostraram que as ideias centrais “Provocar a morte” e “Sou contra” foram de maior prevalência para os acadêmicos de medicina. Conclusão: Depreende-se que é preciso incentivar os profissionais de saúde e acadêmicos a fazerem novas pesquisas sobre o assunto e oferecer subsídios às instituições de saúde para elaborarem junto a Comissão de Ética maneiras de tratar assuntos sobre a eutanásia e os cuidados com os pacientes no final da vida.
Palavras-chave: Eutanásia, Medicina, Ética.
ABSTRACT
Objective: Identify the meaning and sense of euthanasia to medical students in a city in the South of Minas Gerais. Materials and Methods: It is a exploratory, descriptive, qualitative and cross-sectional research. As a study method it was used the Discourse of the Collective Subject which is based in the Social Representations Theory. Results: demonstrated that the central ideas “To cause the death” and “I’m against” were the most prevalent among the medical students. Conclusion: It may be concluded that it is necessary to encourage health-care professionals and students to make new researches about this subject and offer subsidies to health facilities in onder to develop, with the ethics committee, ways to deal with topics about euthanasia and care of the terminal patients.
Keywords: Euthanasia, Medical, Ethics.
Detalhes do artigo
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem ao HSJ o direito de primeira publicação. A partir de 2024, as publicações serão licenciadas sob a Attribution 4.0 International , permitindo seu compartilhamento, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores estão autorizados a assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicação em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores são incentivados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer momento após o processo editorial.
Além disso, o AUTOR fica informado e consente que o HSJ possa incorporar seu artigo em bases de dados e indexadores científicos existentes ou futuros, nas condições definidas por estes a cada momento, o que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares de esses bancos de dados podem executar as seguintes ações no artigo.