Estado Nutricional e Hábitos Alimentares de Crianças de 2 a 4 anos Matriculadas em Creche Pública e Particular de um Município do Sul de Minas Gerais /Nutritional State and Food Habits of Children from 2 to 4 Years Enrollment in Public and Private Daycare
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Objetivo: avaliar e comparar o estado nutricional e hábitos alimentares de crianças de 2 a 4 anos, matriculadas em creche pública e particular de um município do sul de Minas Gerais. Materiais e métodos: A pesquisa foi realizada com 43 crianças, de ambos os sexos, matriculadas em duas creches, sendo 25 crianças da creche pública e 18 da particular, através da aferição do peso e altura, além da aplicação de um questionário sobre os hábitos alimentares. Resultados: Constatou-se que houve uma maior prevalência de crianças eutróficas, tanto na creche pública (52%), quanto na particular (67%), porém, verificou-se que o sobrepeso mais prevalente na creche particular (22%), comparada à pública (4%), e que o baixo peso e a desnutrição, não foram observados na creche particular, somente na pública, estando presentes em 8% e 24% das crianças, respectivamente. Também se observou que os alimentos mais consumidos em ambas as creches foram arroz, feijão, macarrão, batata, carnes, verduras, legumes cozidos e mamadeira, porém, o consumo de frutas foi maior na creche particular.Conclusão: Conclui-se que houve diferenças entre as creches, em relação aos hábitos alimentares e estado nutricional das crianças
Palavras-chave: hábitos alimentares, estado nutricional, creche.
Detalhes do artigo
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem ao HSJ o direito de primeira publicação. A partir de 2024, as publicações serão licenciadas sob a Attribution 4.0 International , permitindo seu compartilhamento, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores estão autorizados a assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicação em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores são incentivados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer momento após o processo editorial.
Além disso, o AUTOR fica informado e consente que o HSJ possa incorporar seu artigo em bases de dados e indexadores científicos existentes ou futuros, nas condições definidas por estes a cada momento, o que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares de esses bancos de dados podem executar as seguintes ações no artigo.