Música no Hospital / Music in the Hospital

Conteúdo do artigo principal

Victor Flusser

Resumo

Convidamos os amigos e companheiros, leitores da revista digital Ciências em Saúde (RCS) da Faculdade de Medicina de Itajubá, a lerem o artigo de Victor Flusser, que supervisiona o “Primeiro Curso de Músicos Humanizando Hospitais” no Hospital Premier em São Paulo, Brasil.

Esperamos que esta leitura possa despertar interesse em músicos, estudantes ou profissionais, para participarem deste curso, ou motivar os profissionais dos serviços hospitalares em acolher os músicos estudantes dessa formação (abrindo espaços para estágios práticos nos serviços).

O projeto Música no Hospital é fruto de encontros, de diálogos e de desejos partilhados para permitir, de um lado, a abertura de um novo espaço para a ação dos músicos, e de outro, o desenvolvimento no mundo da saúde de uma dimensão muito particular da qualidade de vida, através do encontro musical.

A Música no Hospital pode apresentar modalidades múltiplas e englobar todos os tipos de abordagens: concertos nos hospitais, animações na ocasião de aniversários ou de festas religiosas, criação de um coro de profissionais de saúde de um serviço hospitalar, “residência” de um compositor num estabelecimento de saúde, discoteca numa instituição de terceira idade, entre outras.

Mas, para nós, é efetivamente outra coisa. Trata-se de criar condições para que todas as pessoas presentes numa instituição de saúde possam reivindicar a sua dignidade e a sua unicidade, num encontro livre e “gratuito”, que se articula pela música. Lembremos alguns dos determinantes fundamentais da linguagem musical e as regras específicas das instituições de saúde.



Detalhes do artigo

Como Citar
1.
Flusser V. Música no Hospital / Music in the Hospital. HSJ [Internet]. 1 [citado 30º de junho de 2024];1(2):4-. Disponível em: https://portalrcs.hcitajuba.org.br/index.php/rcsfmit_zero/article/view/510
Seção
ENSAIO
Biografia do Autor

Victor Flusser, Hospital Premier, São Paulo, Brasil

Educador musical e compositor, graduado em Composição e Regência na Escola de Comunicações e Artes da USP. Doutor em Sociologia da Música pela Universidade de Aix-enProvence (França). Responsável pelo Curso de Formação de Músicos Humanizando Hospitais. Hospital Premier, São Paulo, Brasil