Música no Hospital / Music in the Hospital
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Convidamos os amigos e companheiros, leitores da revista digital Ciências em Saúde (RCS) da Faculdade de Medicina de Itajubá, a lerem o artigo de Victor Flusser, que supervisiona o “Primeiro Curso de Músicos Humanizando Hospitais” no Hospital Premier em São Paulo, Brasil.
Esperamos que esta leitura possa despertar interesse em músicos, estudantes ou profissionais, para participarem deste curso, ou motivar os profissionais dos serviços hospitalares em acolher os músicos estudantes dessa formação (abrindo espaços para estágios práticos nos serviços).
O projeto Música no Hospital é fruto de encontros, de diálogos e de desejos partilhados para permitir, de um lado, a abertura de um novo espaço para a ação dos músicos, e de outro, o desenvolvimento no mundo da saúde de uma dimensão muito particular da qualidade de vida, através do encontro musical.
A Música no Hospital pode apresentar modalidades múltiplas e englobar todos os tipos de abordagens: concertos nos hospitais, animações na ocasião de aniversários ou de festas religiosas, criação de um coro de profissionais de saúde de um serviço hospitalar, “residência” de um compositor num estabelecimento de saúde, discoteca numa instituição de terceira idade, entre outras.
Mas, para nós, é efetivamente outra coisa. Trata-se de criar condições para que todas as pessoas presentes numa instituição de saúde possam reivindicar a sua dignidade e a sua unicidade, num encontro livre e “gratuito”, que se articula pela música. Lembremos alguns dos determinantes fundamentais da linguagem musical e as regras específicas das instituições de saúde.
Detalhes do artigo
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem ao HSJ o direito de primeira publicação. A partir de 2024, as publicações serão licenciadas sob a Attribution 4.0 International , permitindo seu compartilhamento, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores estão autorizados a assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicação em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores são incentivados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer momento após o processo editorial.
Além disso, o AUTOR fica informado e consente que o HSJ possa incorporar seu artigo em bases de dados e indexadores científicos existentes ou futuros, nas condições definidas por estes a cada momento, o que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares de esses bancos de dados podem executar as seguintes ações no artigo.