Diagnóstico da Disfunção Temporomandibular / Diagnosis of Temporomandibular Disorders
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Entre as várias alterações que podem resultar em dor orofacial, a disfunção temporomandibular (DTM) tem um lugar importante, juntamente com as dores dentária e periodental. Disfunção temporomandibular é um termo coletivo, que abrange diversas alterações dos músculos da mastigação, da articulação temporomandibular (ATM) e estruturas associadas ou ambas. As definições empregadas nas últimas décadas refletem a confusão que existe sobre os conceitos etiológicos, diagnóstico e controle desses distúrbios. Por fim, chegou-se a um consenso de se agruparem essas alterações sob a denominação “disfunções craniomandibulares ou temporomandibulares.” Os principais sintomas relatados pelos pacientes com DTM são dor e disfunção (representada por limitação do movimento ou de movimentos incoordenados da mandíbula).
Sinais e Sintomas da DTM
A maior parte das condições específicas irão se apresentar como sendo uma combinação de dor e disfunção do sistema mastigatório. Em relação à dor, uma diferenciação pode ser feita entre dor nos músculos da mastigação e artralgia da ATM (como consequência de sinovite, capsulite ou osteoartrite).
O termo disfunção significa uma limitação dos movimentos mandibulares e formas distintas de desarranjos internos da ATM, resultando em sons articulares ou interferências durante os movimentos.
Detalhes do artigo
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem ao HSJ o direito de primeira publicação. A partir de 2024, as publicações serão licenciadas sob a Attribution 4.0 International , permitindo seu compartilhamento, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores estão autorizados a assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicação em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores são incentivados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer momento após o processo editorial.
Além disso, o AUTOR fica informado e consente que o HSJ possa incorporar seu artigo em bases de dados e indexadores científicos existentes ou futuros, nas condições definidas por estes a cada momento, o que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares de esses bancos de dados podem executar as seguintes ações no artigo.