Testes Genéticos no Esporte: um Novo Modelo de Predição de Talentos? / Genetic Testing in Sport: a New Talent Prediction Model

Conteúdo do artigo principal

Guilherme Giannini Artioli
João Paulo Limongi França Guilherme

Resumo

As ciências da atividade motora têm passado por avanços bastante rápidos em seu corpo de conhecimento nos últimos anos. Pelo menos em parte, tais avanços podem ser explicados pelo desenvolvimento igualmente rápido das técnicas de biologia molecular, e principalmente de seu emprego nos estudos envolvendo o esporte e o exercício físico. 

Nesse contexto, estamos vendo emergir um novo campo de estudo dentro das ciências do esporte e do exercício: a genética aplicada à atividade motora. Diferente dos estudos sobre genômica da atividade motora, que se preocupam em investigar os efeitos dos diferentes modelos de exercício agudo e crônico sobre a regulação da expressão gênica e proteica nas mais diversas condições, a genética da atividade motora tem como premissa a identificação de variações genéticas comuns, sejam elas de ordem estrutural (isto é, diferenças nas sequências de pares de bases) ou funcional (que se referem a diferenças interindividuais no funcionamento dos genes explicadas por mecanismos que não contemplem alterações nas sequências de pares de bases), capazes de explicar porque pessoas de características similares apresentam tantas diferenças nos componentes da aptidão física relacionadas à saúde, nas capacidades físicas relacionadas ao desempenho esportivo, e nas adaptações fisiológicas que apresentam quando submetidas ao exercício agudo ou ao treinamento físico crônico. Em outras palavras, a genética da atividade motora preocupa-se em identificar características genéticas que expliquem a imensa variação interindividual no desempenho físico e esportivo que há muito já se conhece.



Detalhes do artigo

Como Citar
1.
Artioli GG, Guilherme JPLF. Testes Genéticos no Esporte: um Novo Modelo de Predição de Talentos? / Genetic Testing in Sport: a New Talent Prediction Model. HSJ [Internet]. 1º de abril de 2015 [citado 22º de novembro de 2024];5(1):2-5. Disponível em: https://portalrcs.hcitajuba.org.br/index.php/rcsfmit_zero/article/view/538
Seção
ENSAIO
Biografia do Autor

Guilherme Giannini Artioli, Escola de Educação Física e Esporte, Universidade de São Paulo

Graduado em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE/USP), Mestre e Doutor em Educação Física pela EEFE-USP, São Paulo/SP

João Paulo Limongi França Guilherme, Escola de Educação Física e Esporte, Universidade de São Paulo

Graduado em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Santos (FEFIS/UNIMES), Especialista em Ciências do Treinamento Desportivo (FEF/UNICAMP) e em Fisiologia do Exercício (Departamento de Fisiologia - EPM/UNIFESP), Mestre em Ciências - Biologia Celular e Tecidual (ICB/USP). Doutorando em Ciências pela EEFE/SP