Uso não Prescrito de Metilfenidato entre Estudantes de uma Faculdade de Medicina do Sul de Minas Gerais
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Objetivo: Identificar dentre acadêmicos de uma Faculdade de Medicina no Sul de Minas Gerais, usuários do metilfenidato, os principais motivos de utilização deste fármaco, as formas de aquisição e os possíveis efeitos colaterais. Materiais e Métodos: O estudo é descritivo e transversal e para a coleta de dados foi utilizado um questionário fechado, de caráter anônimo e de autopreenchimento, aplicado entre os meses de agosto e dezembro de 2015. Foram incluídos ao acaso 120 alunos dos 6 anos do curso médico. Resultados: Entre os participantes, 70 (58,33%) eram do sexo feminino e 50 (41,67%) eram do sexo masculino e a média de idade foi de 22,27 anos. Foi encontrada uma prevalência de 25% para o uso não prescrito de metilfenidato, com maior proporção de uso no sexo masculino. O aumento da concentração em época de provas foi citado como propósito de uso por 76,67% do total de pessoas que fazem uso indiscriminado. Além disso, 66,67% afirmaram ter tido o primeiro contato com a substância na faculdade e 60% obtiveram a droga por meio de doação de amigos. Os principais efeitos colaterais citados foram: ansiedade, insônia, euforia, taquicardia, redução de apetite, irritabilidade, cefaleia e tremores. Conclusão: O presente estudo evidencia uma elevada prevalência do uso não prescrito de metilfenidato, por acadêmicos de Medicina.
Detalhes do artigo
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem ao HSJ o direito de primeira publicação. A partir de 2024, as publicações serão licenciadas sob a Attribution 4.0 International , permitindo seu compartilhamento, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores estão autorizados a assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicação em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores são incentivados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer momento após o processo editorial.
Além disso, o AUTOR fica informado e consente que o HSJ possa incorporar seu artigo em bases de dados e indexadores científicos existentes ou futuros, nas condições definidas por estes a cada momento, o que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares de esses bancos de dados podem executar as seguintes ações no artigo.