O dia mundial do câncer / World cancer day

Conteúdo do artigo principal

Gerson Yoshinari Júnior Yoshinari Júnior
http://orcid.org/0000-0001-5837-5743
Harley Francisco de Oliveira
http://orcid.org/0000-0002-7408-5137

Resumo


O dia 4 de fevereiro foi escolhido como o Dia Mundial do Câncer (World Cancer Day), iniciativa da Union for International Cancer Control (UICC), sediada em Genebra (Suíça), com o objetivo de unir a população mundial na luta contra o câncer. Este é um tema importante: atualmente, 8,2 milhões de pessoas morrem de câncer todos os anos. Em alguns países, as mortes por doenças oncológicas já superam as por doenças cardiovasculares, tomando o primeiro lugar nesta nefasta competição. A expectativa é de que, em 2025, a incidência mundial seja de 19,3 milhões, com 11,5 milhões de mortes em decorrência da patologia. No Brasil, segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer, teremos no biênio 2016-2017 cerca de 600 mil casos novos de câncer. A magnitude epidemiológica da doença é inegável.

A história do Dia Mundial do Câncer inicia-se em 2016 e pretende, em uma campanha de três anos, explorar como pessoas ou grupo de pessoas podem promover ações para reduzir o impacto da doença oncológica em uma escala global. Com o tema “We Can. I can”. (em tradução livre, “Nós podemos. Eu posso.”), a campanha almeja conscientizar a população de que todos podem realizar ações para diminuir as consequências do câncer em indivíduos, famílias e comunidades. As ações são divididas em pacotes temáticos. Dentro do pacote “Nós podemos”, são sugeridas ações como “Inspire atitudes, tome atitudes”, “Previna o câncer”, “Crie escolas, ambientes de trabalho e cidades mais saudáveis”, “Apoie que outros retornem ao trabalho”, dentre outros. 



Detalhes do artigo

Como Citar
1.
Yoshinari Júnior GYJ, Oliveira HF de. O dia mundial do câncer / World cancer day. HSJ [Internet]. 23º de novembro de 2017 [citado 21º de novembro de 2024];7(4):1. Disponível em: https://portalrcs.hcitajuba.org.br/index.php/rcsfmit_zero/article/view/703
Seção
EDITORIAL
Biografia do Autor

Gerson Yoshinari Júnior Yoshinari Júnior, Faculdade de Medicina de Itajubá

Professor assistente da Faculdade de Medicina de Itajubá na área de Oncologia

Harley Francisco de Oliveira, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Professor Doutor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Membro Diretor da Sociedade Brasileira de Radioterapia

Editor-Chefe em Radioterapia da Brazilian Journal of Oncology