Avaliação de Intervenção Nutricional para Pré-escolares de um Centro Educacional em um Município do Sul de Minas Gerais/Assessment of Nutritional Intervention for Preschoolers in a Child School of South of a City of Minas Gerais
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Objetivo: avaliar uma intervenção nutricional realizada em um Centro Educacional em uma cidade do sul de Minas Gerais. Casuística e Métodos: baseou-se em um programa de educação nutricional que incentivava ingestão alimentar saudável através de estratégias lúdicas. Para avaliação, utilizou-se um método qualitativo (observação participante) e um quantitativo epidemiológico descritivo observacional pareado (pesagem direta de alimentos). A pesagem foi realizada em dois momentos: outubro de 2008, anteriormente à intervenção, e novembro de 2009, posteriormente à intervenção. A média de ingestão dos dois momentos foi comparada com as recomendações diárias de 100% e 70%. Resultados: observou-se, após a intervenção, diferença significante (p<0,05) para proteína, lipídio, colesterol, calorias e ácido graxo monoinsaturado, o que sugere que a educação nutricional foi eficiente. Porém, deve ser realizada em longo prazo, sendo voltada também para pais, cuidadores, professores e funcionários. O método quantitativo empregado mostrou-se eficiente, uma vez que permitiu quantificar as transformações químicas da dieta. Portanto, a pesagem direta dos alimentos confirma-se como uma técnica que fornece subsídios de fácil mensuração de inquéritos dietéticos. Entretanto, trata-se de método dispendioso, exigindo alta qualificação técnica de pesquisadores, além de ser invasivo. Conclusão: o uso de técnicas quantitativas conjugadas a qualitativas confirma-se como uma ferramenta positiva para uma melhor compreensão do comportamento alimentar. Sugere-se que delineamentos epidemiológicos analíticos sejam empreendidos, permitindo testar a hipótese sugerida de que programas de educação nutricionais sejam eficientes para promover o aumento da ingestão de nutrientes específicos em populações de pré-escolares.
Palavras chave: Pré-escolar; Consumo Alimentar; Educação Alimentar e Nutricional.
Detalhes do artigo
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem ao HSJ o direito de primeira publicação. A partir de 2024, as publicações serão licenciadas sob a Attribution 4.0 International , permitindo seu compartilhamento, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores estão autorizados a assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicação em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores são incentivados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer momento após o processo editorial.
Além disso, o AUTOR fica informado e consente que o HSJ possa incorporar seu artigo em bases de dados e indexadores científicos existentes ou futuros, nas condições definidas por estes a cada momento, o que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares de esses bancos de dados podem executar as seguintes ações no artigo.