Composição Nutricional e Teor de Carotenóides de Doces de Leite Adicionados de Extrato de Urucum/Nutritional Composition and Level of Carotenoids of Dulce de Leche Added of Extract Annatto (Bixa orellana)
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Objetivo: O trabalho objetivou avaliar a composição centesimal, pH e teor de carotenóides de doces de leite tipo caseiro com diferentes concentrações de urucum. Materiais e Métodos: Os doces de leite foram elaborados com leite de vaca integral e sacarose, além da adição (0%; 1,0%; 1,5% e 2,0%) de urucum. Foram realizadas análises de composição centesimal, pH e carotenóides, sendo estes últimos extraídos com acetona, para posterior leitura em espectrofotômetro a 450nm. Utilizou-se delineamento inteiramente casualizado e teste de Tukey (p<0,05) para as análises estatísticas. Resultados: Os teores de umidade, lipídeos, proteínas e cinzas apresentaram-se dentro dos parâmetros exigidos pela legislação brasileira. As amostras com 0% e 1% de urucum não diferiram significativamente entre si, mas diferiram das amostras com 1,5% e 2,0% de urucum (p<0,05). A adição de extrato de urucum no doce de leite interferiu na composição química do mesmo, entretanto, ainda permaneceu dentro dos limites exigidos pela legislação. Conclusão: Os teores de carotenóides nas amostras de doce de leite aumentou proporcionalmente ao acréscimo de extrato de urucum, variando de 0,0281 mg.100g-1 a 0,6030 mg.100g-1, ocorrendo beneficiamento do produto pelo incremento de carotenóides.
Palavras chave: Alimentos funcionais, Bixa orellana, Urucum, Carotenóides.
Key words: Functional foods, Bixa orellana, Annatto, Carotenoids
Detalhes do artigo
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem ao HSJ o direito de primeira publicação. A partir de 2024, as publicações serão licenciadas sob a Attribution 4.0 International , permitindo seu compartilhamento, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores estão autorizados a assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicação em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores são incentivados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer momento após o processo editorial.
Além disso, o AUTOR fica informado e consente que o HSJ possa incorporar seu artigo em bases de dados e indexadores científicos existentes ou futuros, nas condições definidas por estes a cada momento, o que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares de esses bancos de dados podem executar as seguintes ações no artigo.