Perfil epidemiológico dos pacientes atendidos na rede de cardiologia pediátrica Pernambuco-Paraíba na cidade de Patos-PB
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Introdução: As cardiopatias congênitas, presentes antes mesmo do nascimento, constituem alterações na estrutura do coração ou dos vasos intratorácicos, decorrente de falhas no desenvolvimento embrionário cardíaco, com incidência de oito neonatos afetados para cada 1000 nascidos vivos. Na Paraíba, desde 2011, existe um programa de triagem e seguimento de crianças cardiopatas que vem mudando o cenário da assistência a esses pacientes: é a Rede de Cardiologia Pediátrica Pernambuco-Paraíba (RCP), Coordenado pelo Círculo do Coração de Pernambuco (CirCor). Objetivo: Descrever o perfil epidemiológico dos pacientes atendidos na RCP na cidade de Patos-PB. Métodos: Estudo descritivo, documental e transversal com abordagem quantitativa, realizado no município de Patos-PB, na maternidade Dr. Peregrino Filho, onde funciona o ambulatório da RCP destinado ao acompanhamento pediátrico de crianças com cardiopatias congênitas. A coleta de dados foi realizada em prontuários dos pacientes, a partir da utilização de um formulário, contendo variáveis sociodemográficas, clínicas e sanitárias. Após a coleta, os dados foram armazenados para análise descritiva. Resultados: Dos 398 prontuários incluídos nesse estudo, 301 tiveram cardiopatia diagnosticada, sendo mais comum a comunicação interatrial (CIA), seguido da comunicação interventricular (CIV). A maioria dos pacientes atendidos tinham entre 2 e 6 meses quando realizaram a primeira consulta, eram do sexo feminino e o principal motivo do encaminhamento foi sopro. Conclusão: O atendimento e diagnóstico precoce e a localização da cidade fazem do ambulatório da RCP em Patos um instrumento importante para garantir uma melhor qualidade de vida aos cardiopatas da região e às suas famílias.
Detalhes do artigo
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem ao HSJ o direito de primeira publicação. A partir de 2024, as publicações serão licenciadas sob a Attribution 4.0 International , permitindo seu compartilhamento, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores estão autorizados a assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicação em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores são incentivados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer momento após o processo editorial.
Além disso, o AUTOR fica informado e consente que o HSJ possa incorporar seu artigo em bases de dados e indexadores científicos existentes ou futuros, nas condições definidas por estes a cada momento, o que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares de esses bancos de dados podem executar as seguintes ações no artigo.