Eficácia da campanha “Outubro Rosa” no rastreamento do câncer de mama baseada no BIRADS®
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Resumo
Introdução: O câncer de mama é a segunda neoplasia mais comum entre as mulheres do mundo e a causamais frequente de óbitos. A mamografia é o principal método de imagem para o rastreio e diagnóstico precoce. Objetivo: Analisar o impacto da política de saúde da campanha “Outubro Rosa” sobre o diagnóstico precocedo câncer de mama e os resultados de suas estratégias de marketing social. Métodos: Estudo observacional, descritivo, transversal e retrospectivo, a partir da coleta e análise deregistros de mamografias no SISMAMA, padronizados no Breast Imaging Reporting and Data System(BIRADS®) realizado em um hospital quaternário no ano de 2016. Resultados: Foram realizadas 1.844 mamografias no serviço de diagnóstico por imagem. A análise do número de exames realizados nos meses anteriores (janeiro a setembro) e posteriores (outubro a dezembro)à campanha evidenciou um aumento estatisticamente significativo no número médio de exames após o“Outubro Rosa” (125,8 exames/mês vs 237,3 exames/mês; p = 0,003). Observou-se que a categoriaBIRADS® 2 (achados mamográficos benignos) representou a maioria dos resultados (40,9%). Não houve diferença estatisticamente significativa entre a categorização BIRADS® para o mês de outubro emcomparação com os demais meses do ano. Conclusão: Foi possível demonstrar que a campanha do “Outubro Rosa” cumpriu seu objetivo, como políticade saúde pública, de estimular o rastreamento do câncer de mama pelas mulheres brasileiras.
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