Ingestão de lipídios e risco à saúde baseado em diferentes indicadores antropométricos em policias militares de Curitiba, Paraná.
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Objetivo: verificar a relação entre a ingestão de lipídios e o risco à saúde com base em diferentes indicadores antropométricos numa amostra de policiais militares de Curitiba (Paraná). Métodos: a pesquisa foi constituída por 121 policiais militares (96 homens e 25 mulheres), pertencentes ao Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária, atuantes na cidade de Curitiba. Para verificação da ingestão dos lipídios (totais e saturados) foi aplicado Questionário de Frequência Alimentar. Os dados antropométricos foram obtidos por intermédio de medições corporais, segundo o protocolo ISAK. Finalmente, regressão logística binária foi realizada para identificar o risco de doenças coronarianas e os percentuais na ingestão de lipídios. Resultados: o índice de massa corporal (IMC) registrou que 67,8% dos policiais estavam com excesso de peso. A relação cintura-estatura (RCEst) da amostra exibiu percentual de 43% com risco cardiovascular. Além disso, 66,9% dos policiais militares retratou consumo excessivo de lipídios totais, bem como 74,4% apresentou ingestão inadequada de lipídios saturados. Policiais militares com consumo de lipídios superior a 30% e que possuíam aumento da RCEst apresentaram mais que o dobro de chances de adquirir doença cardiovascular (OR = 2,28; IC 95% = 1,02 – 5,09). Conclusão: houve uma elevada prevalência de consumo inadequado de lipídios bem como de risco à saúde nos policiais estudados. Há necessidade de intervenção por intermédio de políticas públicas que conscientizem os policiais militares dos riscos associados ao consumo exagerado de lipídios.
Detalhes do artigo
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem ao HSJ o direito de primeira publicação. A partir de 2024, as publicações serão licenciadas sob a Attribution 4.0 International , permitindo seu compartilhamento, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores estão autorizados a assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicação em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores são incentivados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer momento após o processo editorial.
Além disso, o AUTOR fica informado e consente que o HSJ possa incorporar seu artigo em bases de dados e indexadores científicos existentes ou futuros, nas condições definidas por estes a cada momento, o que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares de esses bancos de dados podem executar as seguintes ações no artigo.