Ética em Publicação e Declaração de Má Prática em Publicações

O Health Sciences Journal segue as recomendações da última edição do Recommendations for the Conduct, Reporting, Editing and Publication of Scholarly Work in Medical Journals do International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE Recommendations), disponível no site www.icmje.org. A leitura das recomendações por parte dos autores e revisores é extremamente recomendada. 

O Health Sciences Journal segue os princípios éticos descritos no código de conduta do Committee on Publication Ethics (COPE) (http://publicationethics.org/resources/code-conduct), apesar de não ser membro do comitê.

Como participante do Directory of Open Access Journals (DOAJ), o Health Sciences Journal segue integralmente seus Princípios de Transparência e Melhores Práticas na Publicação Científica, disponíveis aqui.

O Health Sciences Journal requer que toda a pesquisa feita em humanos no território brasileiro siga estritamente as normas da Resolução da CONEP/Conselho Nacional de Saúde no. 466 de 12 de dezembro de 2012, disponível aqui

Os Editores, Revisores e Autores que participam do fluxo editorial do Health Sciences Journal devem seguir estritamente os Princípios da Declaração de Singapura sobre Integridade em Pesquisa, disponíveis aqui (versão em português).

A Equipe Editorial do Health Sciences Journal está atenta aos Princípios de Hong Kong para a ampliação da integridade em pesquisa e da ciência aberta. Solicitamos que os autores e equipes de estudo baseiem suas linhas de pesquisa nesses princípios, disponiveis em https://doi.org/10.1371/journal.pbio.3000737

Toda a decisão editorial é independente, baseada exclusivamente no mérito acadêmico e na relevância científica, independentemente de sexo, raça, crença, etnia, instituição de origem ou qualquer outro fator não científico. O fluxo editorial é exclusivo do Editor Responsável e cabe a ele definir a prioridade e a ordem das publicações.

As decisões dos editores devem ser justas, objetivas e imparciais e não devem ser influenciadas por empresas afiliadas, organizações ou outras instituições públicas ou privadas. Os editores devem recusar o manuscrito enviado para revisão que possa conter conflito de interesses ou que possa afetar sua imparcialidade. Por exemplo, o revisor não deve aceitar a revisão de um artigo enviado por um amigo próximo, indivíduos da mesma instituição, indivíduos com quem ele colaborou ou um cientista com quem o revisor tenha diferenças pessoais. No caso de tal situação, o revisor deve informar imediatamente o Editor-Chefe.

O Editor-Chefe será responsável por avaliar a qualidade final do trabalho submetido e decidir pela publicação ou arquivamento, levando em consideração sua importância para a comunidade científica, plágio, conflitos de interesse ou violação de direitos autorais.

Os revisores têm uma importante tarefa editorial em contribuir para a melhoria da qualidade dos trabalhos, além de sugerir a não publicação ou envio da submissão para outra revista. Qualquer revisor que não se sinta qualificado para a tarefa ou identifique conflitos de interesse deve informar imediatamente o editor responsável. Críticas pessoais dos autores não são aceitáveis.

Os revisores são incentivados a apontar fontes importantes não citadas anteriormente, bem como a relatar semelhanças evidentes entre o manuscrito revisado e os trabalhos já publicados ou no prelo, de que eles conhecem.

Os autores devem enviar informações precisas e precisas de suas pesquisas originais. Os autores também podem ser solicitados a fornecer os dados brutos aos editores ou revisores como parte do processo editorial.

Caso os autores identifiquem erros nos dados enviados para publicação ou nos artigos já publicados, devem informar imediatamente ao editor responsável para tomar as medidas apropriadas, que podem variar de uma nova rodada de avaliação à exclusão do artigo publicado em completo, juntamente com uma nota explicativa.

Qualquer autor ou indivíduo externo a uma publicação ou manuscrito em processo de avaliação que se sentir prejudicado pode e deve realizar uma reclamação ao corpo editorial. A reclamação deve ser enviada para o email hsj@hcitajuba.org.br ou diretamenta para a Editora-Chefe (melissa.moraes@hcitajuba.org.br), contendo o número ou título da submissão ou o título do artigo publicado. O conteúdo da queixa será analisado pela Editora-Chefe e compartilhado com os demais membros do Corpo Editorial.

 

Submissão duplicada

Os autores não devem submeter o mesmo manuscrito simultaneamente para duas ou mais revistas, mesmo que em diferentes idiomas. Isso impede não somente que haja o trabalho duplicado de fluxo editorial e revisão por pares, como o conflito de direitos autorais e direito de primeira publicação. Caso seja detectada submissão duplicada, o Editor Chefe se reserva no direito de interromper o fluxo editorial até dirimir os conflitos e até recusar definitivamente o manuscrito.

 

Republicação de artigos e preprints

Republicações de artigos são modalidades aceitas para ampliar a divulgação do conhecimento científico, inclusive vencendo barreiras linguísticas, por meio da tradução. As regras de aceitação para republicações seguidas pelo HSJ são as mesmas definidas pelo ICMJE, disponíveis aqui. Não serão aceitas republicações de artigos sem a citação expressa da revista em que o mesmo foi originalmente publicado e a autorização direta de seu Editor Chefe.

Serão aceitas submissão de manuscritos previamente publicados em repositórios de preprints. Entretanto, é conveniente que os autores utilizem servidores que atestem que o trabalho não foi submetido a revisão por pares e informem potenciais conflitos de interesse, como o medRxiv e o SciELO Preprints. É função dos autores informar ao repositório original se o manuscrito foi aceito e qual sua identificação bibliográfica final.

 

Disponibilização de dados

O Health Sciences Journal não requer, no momento da submissão de um manuscrito, a disponibilização dos dados brutos, códigos e métodos da pesquisa. Entretanto, se requisitado, os autores devem disponibilizar para os editores e leitores interessados o acesso ao conteúdo da pesquisa e demais conteúdos suplementares não compartilhados inicialmente, seja em forma de arquivos de banco de dados ou de links para repositórios, seguindo a política de compartilhamento de dados de Acesso Aberto. A recusa em disponibilização das informações poderá levar à revisão da publicação, rejeição da submissão ou a retratação de artigo publicado.

 

Ferramenta de detecção de plágio

A partir de outubro de 2020, o Health Sciences Journal, em parceria com a ABEC e o CrossRef, iniciou o uso da poderosa ferramenta antiplágio iThenticate, ratreando todas as submissões antes de as mesmas passarem para o processo revisão por pares ou editoração. Documentos já publicados que possam ter sua originalidade interrogada também são submetidos a análise.

Casos de similaridade elevada que possam apontar erro de conduta ou falha ética são analisados pelo Corpo Editorial, conforme assinalado anteriormente. No caso de detecção de plágio, o Editor Responsável decidirá pela rejeição imediata da submissão ou entrará em contato com o autor de correspondências para avaliar a origem da replicação do texto.

Como parte da parceria e autorização para uso desta ferramenta, o Health Sciences Journal disponibiliza ao serviço de checagem de similaridade (Similarity Check) do CrossRef todos os artigos publicados em sua versão final (PDF).