Editorial

Textos livres e críticos, de caráter opinativo ou educativo. São escritos por pessoas com autoridade reconhecida no assunto, a convite dos Editores. Podem questionar uma prática ou suscitar discussão, desafiando inclusive leitores a se manifestarem sobre o tema. Abordam geralmente questões recentes, inovadoras, desconhecidas ou negligenciadas. Não serão aceitos Editoriais que contenham cunho comercial. Editoriais não devem exceder 1.200 palavras.

Artigo Original

Pesquisas originais na área da saúde, clínicas ou experimentais, observacionais ou de intervenção. Artigos de pesquisa básica/experimentais não incluem informação clínica humana, mas podem conter dados sobre amostra de sangue ou outros tecidos humanos. Para estes, recomenda-se incluir um parágrafo que ressalte a relevância clínica. Artigos de pesquisa clínica possuem informação humana, descrição de populações, resultados/conclusões de aplicabilidade prática e devem envolver 10 ou mais indivíduos. Incluem pesquisas transversais, estudos de caso-controle, coortes, e ensaios clínicos randomizados. Revisões integrativas, sistemáticas e metanálises são consideradas como artigo original. Artigos originais não devem exceder 3.500 palavras (excluindo folha de rosto, resumo/abstract, tabelas/figuras e referências), 8 figuras e/ou tabelas e 30 referências. Todos os artigos originais devem ter aprovação prévia por comitê de ética em pesquisa.

Artigo de Revisão

Serão aceitos trabalhos de alto nível, escrito por autores ou grupo de pesquisa com notório conhecimento na área, sobre um tema específico de grande relevância. Aqui não se incluem revisões integrativas, sistemáticas e metanálises. Artigos de revisão podem ter no máximo 5.000 palavras, 100 referências e um resumo não estruturado de no máximo 150 palavras,

Revisão Sistemática

Revisões Sistemáticas compilam estudos relevantes sobre uma questão específica, por meio de pesquisa em bancos de dados da literatura com métodos de identificação, seleção e analises sistemáticos, com intuito de se realizar uma revisão critica e abrangente da literatura. A sistematização deve incluir os vieses e os métodos de seleção dos artigos. As revisões podem incluir metanálise para determinar o poder estatístico das comparações. Devem ter até 5.000 palavras e um resumo estruturado com no máximo 250 palavras.

Relato ou Série de Casos

De grande interesse e bem documentados clínica e laboratorialmente. Não devem conter notificação de relato inédito, pois esta afirmação é de difícil comprovação e pouco acurada. Relatos não devem exceder 1.500 palavras, cinco figuras e/ou tabelas e 20 referências. Todos os relatos devem ter aprovação prévia por comitê de ética em pesquisa. Uma declaração de concordância do paciente para publicação dos detalhes e imagens deve ser incluída na Introdução. O termo de consentimento é de propriedade e responsabilidade do autor e não deve ser encaminhado como anexo à submissão do manuscrito.

Suplemento

Publicação de Anais de Congressos e Simpósios. Serão analisados após solicitação ao Editor-Chefe do HSJ.