Vantagens do Midazolam Intravenoso em Relação à Premedicação Via Oral em Crianças. Advantages of Intravenous Midazolam Over Oral Premedication in Children.

Main Article Content

Daniel Said Fontanini Diniz
Fábio Antônio da Rosa
Hélcio Antônio Putti

Abstract

Objetivos: Comparar o uso do Midazolam pela via oral na dose preconizada, com o uso pela via intravenosa durante o ato operatório, em dose cinco vezes menor, com a finalidade de avaliar os efeitos sobre o tempo de recuperação e incidência de agitação; Materiais e métodos: Foram estudadas 27 crianças divididas em três grupos: O primeiro recebeu a medicação pela via oral, o segundo pela via intravenosa e o terceiro não a recebeu. Foram avaliados o tempo de despertar e a presença de agitação em cada grupo em vários momentos, além de outros parâmetros relacionados ao emprego do medicamento; Resultados: O tempo para despertar nos grupos intravenoso e oral foram maiores que no grupo controle (p = 0,0001 e p = 0,0057, respectivamente) e a incidência de agitação foi maior no grupo oral que no grupo intravenoso, tanto aos 3 (p = 0,009) quanto aos 20 minutos (p = 0,0152) pós-despertar. Conclusões: Em concordância com os dados da literatura, há um ligeiro retardo no despertar com o uso do Midazolam sob quaisquer vias, porém esta é clinicamente irrelevante. As vantagens da medicação venosa consistem em menor incidência de agitação no despertar e ausência de alguns atributos negativos imputados à medicação oral: Hipercapnia, gosto amargo, imprevisibilidade de absorção.

Palavras - chave: Midazolam, agitação ao despertar, recuperação anestésica.



Article Details

How to Cite
1.
Said Fontanini Diniz D, Antônio da Rosa F, Antônio Putti H. Vantagens do Midazolam Intravenoso em Relação à Premedicação Via Oral em Crianças. Advantages of Intravenous Midazolam Over Oral Premedication in Children. HSJ [Internet]. 1 [cited 2024Jun.30];3(1):7-26. Available from: https://portalrcs.hcitajuba.org.br/index.php/rcsfmit_zero/article/view/151
Section
ORIGINAL ARTICLE
Author Biographies

Daniel Said Fontanini Diniz, Faculdade de Medicina de Itajubá – MG

Médico. Residente R3 de Anestesiologia pelo Hospital Escola de Itajubá (HE/FMIt)

Fábio Antônio da Rosa, Faculdade de Medicina de Itajubá – MG

Médico. Residente R3 de Anestesiologia pelo Hospital Escola de Itajubá (HE/FMIt)

Hélcio Antônio Putti, Faculdade de Medicina de Itajubá – MG

- Médico Anestesiologista pela Universidade Federal de São Paulo, Preceptor Coordenador da Residência Médica de Anestesiologia do Hospital Escola de Itajubá (HE/FMIt)