Vantagens do Midazolam Intravenoso em Relação à Premedicação Via Oral em Crianças. Advantages of Intravenous Midazolam Over Oral Premedication in Children.
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Objetivos: Comparar o uso do Midazolam pela via oral na dose preconizada, com o uso pela via intravenosa durante o ato operatório, em dose cinco vezes menor, com a finalidade de avaliar os efeitos sobre o tempo de recuperação e incidência de agitação; Materiais e métodos: Foram estudadas 27 crianças divididas em três grupos: O primeiro recebeu a medicação pela via oral, o segundo pela via intravenosa e o terceiro não a recebeu. Foram avaliados o tempo de despertar e a presença de agitação em cada grupo em vários momentos, além de outros parâmetros relacionados ao emprego do medicamento; Resultados: O tempo para despertar nos grupos intravenoso e oral foram maiores que no grupo controle (p = 0,0001 e p = 0,0057, respectivamente) e a incidência de agitação foi maior no grupo oral que no grupo intravenoso, tanto aos 3 (p = 0,009) quanto aos 20 minutos (p = 0,0152) pós-despertar. Conclusões: Em concordância com os dados da literatura, há um ligeiro retardo no despertar com o uso do Midazolam sob quaisquer vias, porém esta é clinicamente irrelevante. As vantagens da medicação venosa consistem em menor incidência de agitação no despertar e ausência de alguns atributos negativos imputados à medicação oral: Hipercapnia, gosto amargo, imprevisibilidade de absorção.
Palavras - chave: Midazolam, agitação ao despertar, recuperação anestésica.
Detalhes do artigo
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem ao HSJ o direito de primeira publicação. A partir de 2024, as publicações serão licenciadas sob a Attribution 4.0 International , permitindo seu compartilhamento, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores estão autorizados a assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicação em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores são incentivados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer momento após o processo editorial.
Além disso, o AUTOR fica informado e consente que o HSJ possa incorporar seu artigo em bases de dados e indexadores científicos existentes ou futuros, nas condições definidas por estes a cada momento, o que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares de esses bancos de dados podem executar as seguintes ações no artigo.