O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • Folha de rosto em arquivo separado.
  • Manuscrito (resumos, texto principal, referências, tabelas e figuras)
  • Aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) ou da Comissão de Uso e Experimentação Animal (CEUA)
  • Declaração de Originalidade, Autoria e Direitos Autorais assinada por todos os autores.
  • Declaração de Concordância com as Políticas de Tradução
  • Declaração de Conflitos de interesse e Informações de financiamento
  • Checklist de cumprimento das Diretrizes de Redação
  • Registro de Ensaio Clínico (quando aplicável)

I. Orientações Gerais

Serão aceitas submissões de manuscritos originais e de relevância científica do tipo Artigo Original (pesquisa clínica, experimental, procolos de estudos, ensaios randomizados, revisões sistemáticas, integrativas, de escopo, p. ex), Revisão Narrativa e Relato/Série de Caso(s). Editoriais serão aceitos mediante convite da Equipe Editorial. Suplementos/Anais de eventos deverão ser submetidos previamente à aceitação do Editor Chefe. Mais informações sobre os tipos de submissões podem ser lidas aqui.

Todas as submissões deverão ser realizadas via plataforma online da revista (link disponível no botão Enviar Submissão). Submissões completas ou o envio de partes de documentos diretamente por e-mail não serão aceitos exceto se solicitados diretamente pelo editor responsável.

Toda submissão deve incluir dentre seus arquivos a Folha de Rosto, a Declaração de Originalidade, Autoria e Direitos Autorais, a Declaração de Concordância com as Políticas de Tradução, e a Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse em suas versões em Inglês. Os modelos dos documentos acima estão disponíveis para download aqui.

Os autores são encorajados a encaminhar uma Carta de Apresentação (Cover Letter) resumida ao Editor Chefe mencionando o mérito do trabalho, assim como seus achados e sua relevância para publicação.

Uma vez finalizada a submissão online dos arquivos obrigatórios, a mesma passará uma pré-avaliação quanto à uniformidade, falta de documentação, relevância científica, índice de similaridade e plágio, e adequação às diretrizes de submissão.

Trabalhos publicados em repositórios de preprints poderão ser aceitos desde que os mesmos declarem expressamente a ausência de revisão por pares e possua um identificador único (DOI). Os autores são responsáveis por comunicar, no momento da submissão, da existência do trabalho em servidor de preprint.

Os revisores e editores se reservam no direito se solicitar, em qualquer etapa do fluxo editorial, documentos suplementares ou dados brutos para fins de complementação do processo de revisão, assim como a disponibilização dos mesmos para acesso público e reprodutibilidade.

Estas Diretrizes de Submissão foram atualizadas em 15/2/2024.

II. Instrução para formatação

Todos os artigos podem ser submetidos para publicação em português ou inglês. A revisão do texto por profissional de idioma é recomendada. O Health Sciences Journal tem como base as diretrizes publicadas na Recommendations for the Conduct, Reporting, Editing, and Publication of Scholarly Work in Medical Journals (http://www.icmje.org/icmje-recommendations.pdf).

III. Recomendações para redação

O Health Sciences Journal solicita que os autores sigam as recomendações para redação de artigos científicos na área da saúde conforme disponível no EQUATOR Network Web site (ou na página em português brasileiro). A adequação aos padrões de escrita aumenta a qualidade do artigo e da revisão por pares. As seguintes diretrizes (ou suas extensões) devem ser seguidas:

Tipos de estudo Diretriz
Estudos observacionais STROBE
Ensaios clínicos randomizados CONSORT
Estudos de diagnóstico e prognóstico STARD ou TRIPOD
Revisões sistemáticas PRISMA
Protocolo de revisão sistemática PRISMA-P
Revisões de escopo/integrativas PRISMA-ScR
Relatos de caso CARE
Estudos pré-clínicos em animais ARRIVE
Diretrizes/Protocolos de práticas clínicas AGREE ou RIGHT
Protocolos de estudos clínicos SPIRIT
Pesquisa qualitativa SRQR ou COREQ

 

Toda submissão de manuscrito do tipo Artigo Original, Relato de Caso, Revisão Sistemática ou Revisão de Escopo/Integrativa deve vir acompanhada da checklist de cada diretriz pertinente devidamente preenchida. É solicitado que cada item da Diretriz seja marcado com o número de página em que foi escrito no corpo do manuscrito.

É importante que os autores procurem seguir os tópicos contidos em cada diretriz para facilitar a própria escrita e também agilizar o trabalho de revisão.

O Health Sciences Journal dispobibiliza para download os checklists para serem preenchidas aqui.

O não seguimento dos princípios básicos de redação levará à rejeição da submissão antes do processo de revisão por pares.

IV. Preparação do manuscrito

Os diferentes tipos de artigos possuem diferentes requisitos para escrita, conforme abaixo:

Tipos de artigos Componentes (em ordem)

Editorial

  1. Título, Informação do(s) autor(es).
  2. Texto livre
  3. Referências (se aplicável)

Artigos Originais, Revisões sistemáticas, Revisões integrativas e Metanálises

  1. Folha de Rosto
  2. Resumo estruturado e Palavras-chave (em português)
  3. Abstract estruturado e Keywords, (em inglês)
  4. Corpo do manuscrito (Introdução, Métodos, Resultados, Discussão e Conclusão)
  5. Agradecimentos
  6. Referências
  7. Figuras
  8. Tabelas
  9. Declaração de Originalidade, Autoria e Cessão de Direitos Autorais
  10. Declaração de Concordância em Tradução para a Língua Inglesa
  11. Checklist dos requisitos das Diretrizes (conforme o Equator Network)
  12. Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse
  13. Documentos suplementares (Dados brutos, planilhas, questionários aplicados, se houverem)

Relatos de Caso

  1. Folha de Rosto
  2. Resumo não-estruturado e Palavras-chave (em português)
  3. Abstract não-estruturado e Keywords (em inglês)
  4. Corpo do manuscrito (Introdução, Descrição do Caso, Discussão e Conclusão)
  5. Agradecimentos
  6. Referências
  7. Figuras
  8. Tabelas
  9. Declaração de Originalidade, Autoria e Cessão de Direitos Autorais
  10. Declaração de Concordância em Tradução para a Língua Inglesa
  11. Checklist das Diretrizes CARE
  12. Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse
  13. Documentos suplementares

Revisões narrativas

  1. Folha de Rosto
  2. Resumo não-estruturado e Palavras-chave (em português)
  3. Abstract não-estruturado e Keywords (em inglês)
  4. Corpo do manuscrito (Introdução, Desenvolvimento e Discussão)
  5. Referências
  6. Figuras
  7. Tabelas
  8. Agradecimentos
  9. Declaração de Originalidade, Autoria e Cessão de Direitos Autorais
  10. Declaração de Concordância em Tradução para a Língua Inglesa
  11. Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse

 

Os arquivos de texto devem ser enviados como documento MS Word® em fonte Times News Roman tamanho 12, espaçamento 1,5,  justificado. A RCS não aceita publicações com notas de rodapé.

1) Folha de Rosto

Deve ser enviada como arquivo separado e conter informações básicas do artigo, dos autores e de suas instituições. Ver exemplo abaixo. Você pode fazer o download do modelo da Folha de Rosto (disponível para download na versão em inglês aqui). No final da Folha de Rosto há um campo para a colocação de nomes revisores preferidos ou não preferidos para serem indicados para a avaliação duplo-cega. Mais informações, ver item VIII, abaixo.

  1. Número de caracteres com espaço no título
  2. Número de palavras no resumo
  3. Número de palavras no texto
  4. Número de referências
  5. Número total de tabelas mais figuras
  6. Tipo do manuscrito (Artigo original, Revisão, Relato de Caso, etc).
  7. Título em inglês
  8. Título em português (somente se houver Abstract em Português)
  9. Nome completo dos autores, separados por vírgula, na ordem em que devem aparecer na versão final, com indicação de afiliação por meio de número sobrescrito;
  10. Afiliação (Instituição, cidade, estado, país) dos autores, precedidos de números sobrescritos correspondentes
  11. Titulação (título máximo de pós-graduação, atividade profissional e/ou acadêmica relevante, etc), e-mail e ORCID iD de cada autor;
  12. Instituição onde o trabalho foi desenvolvido;
  13. Referência do trabalho como parte integrante de dissertação, tese ou projeto (se for o caso);
  14. Informações de correspondência (nome do autor para correspondência, endereço completo, telefone, e-mail);
  15. Informação de apresentação do trabalho em congressos, simpósios e eventos similares.
  16. Indicação sobre as contribuições específicas de cada autor para o trabalho submetido, seguindo o modelo abaixo, inserindo as iniciais dos autores envolvidos em cada uma das tarefas listadas:
  • Concepção e desenho do estudo:
  • Análise e interpretação dos dados:
  • Coleta de dados:
  • Redação do manuscrito:
  • Revisão crítica do texto:
  • Análise estatística:
  • Aprovação final do manuscrito:
  • Responsabilidade geral pelo estudo:
  1. Informações sobre financiamento. Informar o recebimento de bolsa de pesquisa, fomento de projeto, ou similar, incluindo o código de financiamento.
  2. Sugestão de revisores preferidos ou não preferidos.

2) Título

Deve ser conciso e se referir de forma precisa o conteúdo do manuscrito, contendo até 150 letras (incluindo espaços). Deve ser declarativo, definindo o assunto tratado e os resultados, se possível. Devem ser evitados títulos em forma de questionamento. Os autores devem se assegurar que o título:

  • NÃO esteja em forma de pergunta.
  • NÃO INCLUA “O primeiro…”, uma vez que tal afirmação quase nunca é possível de ser confirmada.
  • NÃO INCLUA vírgula ou outro tipo de pontuação que divida a frase em duas.
  • NÃO REPITA o tipo de artigo: Pesquisa Clínica, Revisão, etc. exceto nos casos de Revisão Sistemática, Metanálise ou Relato de Caso.
  • NÃO DEFINA o tipo de análise estatística, p. ex., análise multivariada.
  • NÃO INCLUA o nome da sua instituição.
  • NÃO INCLUA o nome dos autores ou o número de pacientes.

3) Resumo/Abstracts não-estruturados

Relatos de caso e revisões narrativas requerem resumos não-estruturados curtos, que descrevam de forma sucinta e objetiva o artigo, sua importância clínica, desfechos e conclusão sumária. Devem possuir no máximo 150 palavras.

4) Resumo/Abstract estruturado

Artigos originais e de revisão sistemática/metanálises devem possuir resumos que definam claramente os objetivos e resultados do trabalho. Um abstract estruturado deve conter:

  1. Objetivo: definição exata da pergunta e, se aplicável, da hipótese.
  2. Métodos: tipo básico e localização do estudo (populacional, centro hospitalar, ambulatório), o método de seleção e número de pacientes, critérios de elegibilidade e intervenções ou tratamentos instituídos.
  3. Resultados: resultados principais, sempre acompanhados da significância estatística (se aplicável). Não serão aceitos dados numéricos sem comprovação estatística.
  4. Conclusões: apenas conclusões relacionadas à pesquisa serão aceitas.

Tabelas, figuras, citações e marcas registradas não devem aparecer no resumo.

5) Palavras-Chave / Keywords

De três a seis palavras chaves em português e inglês devem ser fornecidas logo após o resumo e abstract, respectivamente, em minúsculo, separadas por vírgulas. As palavras-chave obrigatoriamente devem ser obtidas no Descritores em Ciências da Saúde (DeCS-BIREME) e no Medical Subject Headings (MeSH) da National Library of Medicine (NLM).

A NLM oferece um serviço (em inglês) para a sugestão de palavras-chave baseado em texto informado (abstract ou corpo do texto) chamado MeSH on Demand.

6) Abreviações

Não usar pontos para separar as letras da abreviação (p. ex. AAA ao invés de A.A.A.). A forma por extenso da palavra deve ser usada na primeira vez, seguida de sua forma abreviada. A partir daí, somente a forma abreviada deve ser mencionada. Abreviações usadas em tabelas e figuras devem ser explicadas em seus rodapés, mesmo que previamente definidas no texto.

7) Texto Principal

Deve ser dividido em Subtítulos (em negrito) conforme o tipo do artigo: Originais e Revisões Sistemáticas (Introdução, Métodos, Resultados, Discussão e Conclusão), Relatos de Caso (Introdução, Descrição do Caso, Discussão e Conclusão) e Revisões narrativas (Introdução, Desenvolvimento e Discussão). Recomendamos verificar as diretrizes agrupadas no EQUATOR Network Web site (ou na página em português brasileiro).

Não identifique no corpo do texto informações dos autores e instituição à qual pertencem, de forma a assegurar uma revisão cega. Caso necessário e possível, o Editor pode suprimir a informação institucional antes de enviar o manuscrito para os revisores.

O uso de nomes genéricos para fármacos é obrigatório, enquanto seus nomes comerciais devem ser inseridos entre parênteses, a seguir. Nomes genéricos de equipamentos também são preferíveis, enquanto os nomes comerciais devem ser colocados entre parênteses juntamente com o símbolo de marca registrada (®), assim como cidade, estado e país do fabricante. Medidas de peso, altura, etc, devem ser escritas em unidades métricas.

  1. Introdução. Descrição objetiva dos fundamentos do estudo, com base na literatura, e destacando a lacuna científica que justificou o estudo. Sugerimos não ultrapassar 4 parágrafos e 400 palavras. Deve expor os fundamentos do tema, as lacunas existentes, a hipótese ou propósito e, por fim, a solução proposta. Os objetivos e justificativa do estudo devem constar no último parágrafo da Introdução.
  2. Métodos. Parte do manuscrito que permite a replicação do estudo, podendo estar subdivididos em seções. Deve incluir a descrição detalhada da seleção da amostra, incluindo sexo e idade, do tipo de pesquisa, se animal ou experimental, incluindo grupo controle, se houver. A definição de raças deve ser utilizada quando possível e relevante ao tema abordado. Equipamentos e reagentes utilizados devem ser identificados (incluindo nome do fabricante, marca registrada ®, cidade, estado e país de fabricação), dando detalhes dos procedimentos e técnicas utilizados. Descrever detalhadamente os métodos empregados, incluindo suas limitações. Descrever drogas e fármacos utilizados, doses e vias de administração. Descrever o protocolo utilizado (intervenções, desfechos, métodos de alocação, mascaramento). Indicar a aprovação em Comitê de Ética em Pesquisa ou Comissão de Ética em Uso Animal, com seu número de protocolo. Os autores devem identificar que o trabalho foi realizado seguindo a Resolução CNS 466/2012 e as Declarações de Singapura e de Hong Kong sobre a integridade ética. Descrever os métodos estatísticos utilizados. Revisões Sistemáticas devem conter o número de registro PROSPERO e Ensaios Clínicos Randomizados devem ter preferencialmente registro no ReBEC.
  3. Resultados. Exibição clara dos dados obtidos com o trabalho, podendo estar subdivididos em seções (em itálico), apoiado por um número racional de tabelas e figuras. Devem expor os dados obtidos de forma cronológica ou do geral para o específico, dependendo do manuscrito. Gráficos e organogramas serão nomeados como Figuras. Dados relatados nas tabelas e gráficos não devem ser mencionados, preferencialmente, no corpo do texto, e vice-versa.
  4. Discussão. Análise do tema proposto e dos resultados à luz de literatura atualizada, salientando aspectos novos e importantes e suas limitações. Não se deve repetir os resultados. Na Discussão, deve haver a resposta para a pergunta formulada na Introdução, de forma a validar o estudo, assim como as limitações do estudo. A comparação com dados da literatura é fundamental para embasar as novidades do estudo e suas implicações. O último parágrafo deve expressar conclusões e/ou recomendações futuras.
  5. Conclusão. Um ou dois parágrafos que, de forma clara e concisa, responda(m) o propósito do estudo. Não devem repetir dados e discussões. Conclusões que não se baseiem nos resultados apresentados poderão levar à não aceitação do artigo na fase de revisão.
  6. Descrição do Caso (para Relatos de Caso). Não existe uma estruturação específica, mas deve conter hipóteses diagnósticas, o descritivo dos métodos, uma conclusão com o desfecho do caso e a relevância, conforme descrito nas Diretrizes CARE. Deve-se respeitar o limite de palavras.
  7. Desenvolvimento (para Revisões narrativas). Não existe uma estruturação específica. Deve-se respeitar o limite de palavras

8) Tabelas

O número máximo de Tabelas permitidos varia conforme o tipo de publicação (ver quadro de limites). Devem ser inseridas no texto principal, após as referências, juntamente com suas legendas.

  • Não possuem linhas verticais, devendo conter dados numéricos e/ou estatísticos (ver exemplo abaixo). Devem possuir fundo branco e letra preta. Não serão aceitos artigos com fundo cinza ou letras coloridas.
  • São numeradas por ordem de aparecimento e adotadas quando necessário à compreensão do trabalho.
  • As tabelas não deverão conter dados previamente informados no texto.
  • O título da tabela deve ser claro e explicativo e deve ser colocado acima da mesma, no canto superior esquerdo, logo após a palavra “Tabela” acompanhada de sua numeração (Tabela 1, Tabela 2, etc.)
  • Indique os marcadores de rodapé na seguinte ordem: *, †, ‡, §, //, ¶, #, **, ††, etc.
  • As tabelas devem ser editadas em MS Word® ou programa similar e não podem ser enviadas em formato de figura.
  • Devem ser citadas no corpo do texto, escrevendo somente seu número correspondente (Tabela 1, Tabela 2, etc.). Nunca escreva ‘tabela abaixo’, ‘tabela acima’ ou ainda, ‘tabela da página XX’, pois a numeração das páginas do manuscrito pode ser alterada durante a formatação.
  • Devem conter referência a qual teste estatístico foi usado e seu valor de significância, se aplicado.
  • Não necessitam conter a fonte em seu rodapé (p. ex. "Fonte: autores"), pois subentende-se que contém dados exclusivos dos autores. No caso de tabelas ou quadros que contenham dados oriundos de outras fontes, estes devem ser mencionados e referenciados.
  • Quadros simples sem informação numérica serão considerados como tabelas.

Exemplo de Tabela

9) Figuras

Se enquadram como Figuras: fotografias, fotomicrografias, ilustrações, gráficos e diagramas. Devem ser enviadas no texto principal, após as Tabelas, e também como arquivo separado (em alta resolução), via submissão online

  • Figuras no formato de gráficos editáveis (p. ex. MS Excel) podem ser inseridas no arquivo de Texto Principal, devidamente identificadas, após as Referências e Tabelas. Recomenda-se adicionalmente enviar planilha no formato MS Excel contendo o gráfico e seus dados para permitir a edição futura.
  • O número máximo de Figuras permitidas varia conforme o tipo de publicação (ver quadro abaixo). Utilizar figuras em alta resolução (mínimo de 300 dpi), nos formatos JPG ou TIFF.
  • A legenda da figura deve fornecer explicação de maneira concisa, mas discursiva, de forma que o leitor compreenda do que se trata sem necessidade de se remeter ao texto. A lista de legendas das figuras devem ser colocadas no final do Texto Principal, após as Referências e Tabelas. Deve ter espaçamento simples, ser precedida pela palavra ‘Figura’, acompanhada do número que a designa (Figura 1; Figura 2; etc). Depois da descrição, quaisquer outras informações necessárias para esclarecimentos da figura deverão ser acrescidas, como, por exemplo, unidades de medida, símbolos, escalas, abreviaturas e fontes. Observe que não deve haver título na parte superior da figura. Ver os exemplos abaixo.
  • Ao citar figuras no corpo do texto, escreva apenas o número referente à figura (Figura 1, Figura 2, etc). A palavra ‘Figura’ deverá ser apresentada com a primeira letra em maiúscula. Nunca escreva ‘figura abaixo’, figura acima’, ou ainda, ‘figura da página XX’, pois a numeração das páginas do artigo pode ser alterada durante a formatação. Não utilizar linhas de grade em gráficos.
  • Os gráficos de colunas devem ser bidimensionais, ao invés de tridimensionais, de forma a prover de forma mais acurada os valores descritos. Exceção se faz para gráficos de 3 eixos de valores.

Exemplo de figura

  

10) Agradecimentos

Nesta seção, deve-se reconhecer o trabalho de pessoas que tenham colaborado para o manuscrito, mas cuja contribuição não justifica coautoria.

11) Citações e Referências

  • Referências de difícil acesso aos leitores (teses, resumos de trabalhos apresentados em congressos ou outras publicações de circulação restrita) podem não ser aceitas.
  • Não serão aceitos capítulos de livros obsoletos ou publicações de revistas não indexadas ou não revisadas por pares. Websites e material online serão aceitos somente se contiverem informações governamentais e/ou institucionais relevantes.
  • Recomenda-se usar referências de até 10 anos de publicação, sendo que manuscritos cujas referências sejam consideradas desatualizadas serão devolvidos para correção.
  • Não utilize referências do tipo “comunicação pessoal”.
  • Todos os autores e trabalhos citados no texto devem constar na lista de referências e vice-versa.
  • Numere as referências por ordem de aparecimento no texto (e não em ordem alfabética), utilizando números sobrescritos antes de pontuação, sem espaços (Ex. Segundo Soares3, (...); (...) confome descrito por Lima et al.5.). Se duas ou mais referências forem citadas em sequência, apenas a primeira e a última devem ser digitadas, separas por um traço (exemplo: 5-8).
  • As referências devem seguir o estilo Vancouver, de acordo com os requerimentos do ICMJE e da National Library of Medicine, disponível em Citing Medicine and US NLM. O Digital Object Identifier (DOI) do artigo referenciado deve ser informado.
  • As referências devem ser ordenadas em algarismos hindu-arábicos. Quando houver mais de seis autores, citar os seis primeiros seguidos de “et al.” Cite todos os autores quando houver até seis. Note que um ponto final deve ser inserido após a abreviação do nome do periódico.
  • As abreviações da revista devem estar em conformidade com o Index Medicus/Medline – na publicação List of Journals Indexed in Index Medicus ou por meio do site http://locatorplus.gov/.
  • O número máximo de referências indicado para cada tipo de artigo pode ser encontrado no quadro resumido.

Exemplos de referências são descritos abaixo:

Artigos de periódicos:

  • Harvey J, Dardik H, Impeduglia T, Woo D, Debernardis F. Endovascular management of hepatic artery pseudoaneurysm hemorrhage complicating pancreaticoduodenectomy. J Vasc Surg. 2006;43(3):613-7. https://doi.org/10.1016/j.jvs.2005.11.031
  • The UK Small Aneurysm Trial Participants. Mortality results for randomised controlled trial of early elective surgery or ultrasonographic surveillance for small abdominal aortic aneurysms. Lancet. 1998;352:1649-55. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(98)10137-X
  • Lin JJ, Salamon N, Lee AD, Dutton RA, Geaga JA, Hayashi KM, et al. Reduced neocortical thickness and complexity mapped in mesial temporal lobe epilepsy with hippocampal sclerosis. Cereb Cortex. 2007;17(9):2007-18. https://doi.org/10.1093/cercor/bhl109
  • Vallancien G, Emberton M, Harving N, van Moorselaar RJ; Alf-One Study Group. Sexual dysfunction in 1,274 European men suffering from lower urinary tract symptoms. J Urol. 2003;169(6):2257-61. doi: https://doi.org/10.1097/01.ju.0000067940.76090.73

Resumo de artigo

  • Lofwall MR, Strain EC, Brooner RK, Kindbom KA, Bigelow GE. Characteristics of older methadone maintenance (MM) patients [abstract]. Drug Alcohol Depend. 2002;66 Suppl 1:S105.

Artigo aceito e no prelo

  • Yu WM, Hawley TS, Hawley RG, Qu CK. Immortalization of yolk sac-derived precursor cells. 2002;100(10):3828-31. Epub 2002 Jul 5.

Artigos publicados na internet:

Livros físicos

  • Murray PR, Rosenthal KS, Kobayashi GS, Pfaller MA. Medical microbiology. 4a ed. St. Louis: Mosby; 2002
  • Meltzer PS, Kallioniemi A, Trent JM. Chromosome alterations in human solid tumors. In: Vogelstein B, Kinzler KW, editors. The genetic basis of human cancer. New York: McGraw- Hill; 2002. p. 93-113.

Livros eletrônicos

Dissertações, Teses, Monografias

  • Machado, TAC. Identificação das potenciais interações medicamentosas com a varfarina e as intervenções do farmacêutico para o manejo de pacientes internados em um hospital universitário [Dissertação de Mestrado]. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade De Farmácia, Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas; 2011 [cited 2020 Apr 29]. Avaiable from: http://hdl.handle.net/10183/36115

Websites e material online:

  • OncoLink [Internet site]. Philadelphia: University of Pennsylvania; c1994-2006. [cited 2006 Mar 14]. Avaiable from: https://www.oncolink.org/
  • International Union of Biochemistry and Molecular Biology. Recommendations on Biochemical & Organic Nomenclature, Symbols & Terminology etc. [Internet]. London: University of London, Queen Mary, Department of Chemistry; [updated 2006 Jul 24; cited 2007 Feb 22]. Avaiable from: http://www.chem.qmul.ac.uk/iubmb/

Autores Institucionais

  • Sociedade Brasileira de Hipertensão. III Diretrizes para uso da Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial. I Diretrizes para uso da monitorização residencial da pressão arterial III MAPA/IMRPA. Hipertensão [Internet]. 2001[cited 2007 Jun 21];4(1):6-22. Avaiable from: http://www.sbh.org.br/documentos/mapa_mrpa3.pdf

Documentos jurídicos

  • Brasil, Ministério da Saúde. Portaria no 1.884, de 11 de novembro de 1994. Elaboração de projetos físicos [para estabelecimentos assistenciais de saúde]. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. 1994 dez. 15; Seção 1.p 19523-49.
  • Brasil, Presidência da República, Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei no 9605 de 12 de fevereiro de 1998. Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências [Internet]. Brasília, DF; 1998. [cited 2020 May 1]. Avaiable from: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9605.htm

12) Análise Estatística

Orientações gerais em relação à apresentação dos dados que possuam tratamento estatístico.

  • Sobre a amostra: Detalhamento sumário tanto da população de interesse quanto dos procedimentos utilizados para definição da amostra do estudo, quando aplicável.
  • Na seção de Métodos, sugere-se a criação de subitem exclusivo para a descrição da análise estatística efetuada, contendo: forma de apresentação de variáveis contínuas e/ou categóricas (números absolutos, média, desvio-padrão, erro padrão da média, mediana, intervalos interquartis, porcentagens, intervalos de confiança).
  • Descrição dos métodos estatísticos utilizados. Na utilização de métodos estatísticos mais complexos, deve ser fornecida uma literatura de referência para os mesmos. Como regra, os testes estatísticos devem sempre ser bilaterais ao invés de unilaterais.
  • Informar o nível de significância estatística adotado.
  • Especificação do software empregado nas análises estatísticas e sua respectiva versão.
  • Apresentação dos resultados: descritos com seus valores de significância (p-valor) e/ou intervalos de confiança.
  • Ao invés de apresentar tabelas muito extensas, utilizar gráficos como alternativa de modo a facilitar a leitura e entendimento do conteúdo, quando possível.
  • Nas tabelas, mesmo que o p-valor não seja significativo, apresentar o respectivo valor em vez de "NS" (por exemplo, p = 0,29 em vez de NS).
  • Os editores podem solicitar os dados brutos para conferência dos resultados estatísticos apresentados.
  • Se possível, apontar o valor do teste (Z, F, etc) e o número de graus de liberdade.

13) Limites de números e palavras para os tipos de artigos

Tipo de Artigo

Autores

Título

(máx. de caracteres, com espaço)

Resumo/ Abstract

(máx. de palavras, sem espaço)

Texto principal (máx. de palavras)

Figuras e/ou Tabelas

Referências

Artigo original

8

150

250

3.500

8

30

Relato de caso

6

150

150

1.500

5

20

Revisão narrativa

6

150

150

5.000

8

100

Revisão sistemática e Metanálise*

8

150

250

5.000

8

100

Editorial

2

150

NA

1.200

NA

NA

*Autores adicionais podem ser aceitos mediante solicitação ao Editor.


V. Declaração de Originalidade, Autoria e Direitos Autorais.

Deve ser enviado digitalmente junto aos demais documentos no momento da submissão online, conforme modelo disponível aqui. A cessão de direitos autorais para a Revista Ciências em Saúde de aplica somente ao manuscrito aceito, e não a documentos suplementares e/ou dados brutos eventualmente disponibilizados para publicação.

VI. Declaração de Concordância com as Políticas de Tradução

Válido apenas para manuscritos submetidos para publicação a partir de Março de 2024.

Deve ser enviado digitalmente junto aos demais documentos no momento da submissão on-line, conforme modelo disponível aqui.

VII. Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse

Documento onde é feita a declaração da Fonte de Financiamento e da declaração de CADA autor sobre potenciais conflitos de interesse envolvendo o manuscrito enviado. Cada autor deve assinar o campo correspondente à sua declaração individual. O modelo está disponível aqui.

VIII. Indicação de Revisores Preferidos ou Não Preferidos

A procura e seleção de revisores externos para avaliação duplo-cega de um manuscrito por parte do editor é uma tarefa geralmente difícil e impacta na demora do fluxo editorial. Entretanto, a qualidade de uma avaliação idônea depende desse processo.

O Health Sciences Journal solicita que os autores sugiram nomes de potenciais revisores (máximo de três) e/ou revisores que devam ser evitados (máximo de dois) na avaliação do manuscrito enviado. É importante indicar o nome completo, email de contato e afiliação. Tais nomes devem ser indicados na Folha de Rosto, em campo próprio. Maiores informações podem ser obtidas na página de Processo de Revisão por Pares.