Teleinterconsulta e os desafios da assistência em saúde em tempos de pandemia
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Resumo
A telemedicina tem se mostrado como importante ferramenta para a continuidade da assistência diante da atual pandemia de COVID-19. Discutimos o papel da teleinterconsulta e do telematriciamento como recursos, no âmbito do Sistema Único de Saúde, no suporte às equipes da atenção básica, visando manutenção com qualidade e resolutividade, aumento de demanda por serviços, assim como limitações à sua implantação. Há dificuldades no acesso por parte da população, necessidade de investimento e resistência por profissionais e gestores. Ainda é preciso uma regulamentação da atividade de telemedicina no país, visto que a permissão pelo Conselho Federal de Medicina ocorreu somente durante a pandemia. Destaca-se a capacidade de suprir lacunas e carências deixadas pelos serviços especializados e centros de referência, visto que ocorre aumento de demanda em diversas áreas. Ademais, indaga-se a oportunidade de aprendizado, segurança nas condutas e empoderamento aos profissionais da atenção básica.
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