Efeitos Metabólicos Produzidos pela Suplementação com Ração Humana em Ratos Induzidos à Obesidade, Hipertensão Arterial e Dislipidemia/Metabolic Effects Produced by the Human Feed Supplementation in Rats Induced Obesity, Hypertension and Dyslipidemia
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Objetivo: Avaliar o efeito da suplementação com Ração Humana sobre o peso, perfil lipídico, pressão arterial e glicemia, de ratos induzidos à obesidade, hipertensão arterial e dislipidemia. Materiais e métodos: Foram utilizados 27 ratos Wistar, machos, recém-nascidos, divididos em 3 grupos (n = 9), denominados Controle (C), Ração Humana (R) e Quinua Real (Q). Aos mesmos, foi administrado glutamato monossódico, para induzir obesidade e intolerância à glicose, sendo alimentados com dieta rica em colesterol e submetidos ao modelo cirúrgico de Grollman modificado, para induzir à hipertensão arterial. A suplementação com Ração Humana e quinua real foi feita durante 30 dias, sendo os produtos incorporados à ração padrão dos animais. Foram aferidos peso e pressão arterial e realizadas dosagens bioquímicas. Resultados: Houve redução altamente significante do colesterol total do grupo R e do LDLc, tanto do grupo R quanto do grupo Q, quando comparados ao grupo C. Em relação ao HDLc, houve aumento altamente significante, tanto com o tratamento com Ração Humana, quanto com quinua real. Por outro lado, ocorreu redução significante da pressão arterial média (PAM) do grupo Q, em relação ao grupo C e redução provavelmente significante no peso corporal dos grupos R e Q, quando comparados ao C. Conclusão: O uso da Ração Humana mostrou-se benéfico na diminuição do colesterol total, do LDLc e do peso corporal, colaborando para o aumento do HDLc. A suplementação com quinua real contribuiu para a diminuição do LDLc, do peso e da PAM, além de aumentar o HDLc.
Palavras chave: Ração humana, quinua real, suplementação.
Detalhes do artigo
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem ao HSJ o direito de primeira publicação. A partir de 2024, as publicações serão licenciadas sob a Attribution 4.0 International , permitindo seu compartilhamento, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores estão autorizados a assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicação em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores são incentivados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer momento após o processo editorial.
Além disso, o AUTOR fica informado e consente que o HSJ possa incorporar seu artigo em bases de dados e indexadores científicos existentes ou futuros, nas condições definidas por estes a cada momento, o que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares de esses bancos de dados podem executar as seguintes ações no artigo.