Instrumentos de avaliação do conhecimento da equipe de enfermagem sobre lesão por pressão: revisão integrativa

Conteúdo do artigo principal

Gisele Santana Pereira Carreiro
https://orcid.org/0000-0002-6765-0759
Maria Júlia Oliveira Guimarães Soares
https://orcid.org/0000-0001-8025-9802
Simone Helena Santos Oliveira
https://orcid.org/0000-0002-9556-1403
Ana Elza Oliveira Mendonça
https://orcid.org/0000-0001-9015-211X

Resumo

Objetivos: identificar na literatura científica como é realizada a avaliação de conhecimento da equipe de enfermagem sobre lesão por pressão, quais instrumentos são utilizados e suas propriedades psicométricas. Métodos: revisão integrativa realizada com 44 artigos científicos. A busca foi realizada entre os meses de outubro e dezembro de 2021 nas fontes de dados: BDENF, Cinahl, Lilacs, MEDLINE, Scopus, Google Scholar e Web of Science, utilizando a estratégia em português: (“lesão por pressão” OR “úlcera por pressão” OR “úlcera de decúbito” OR “escara de decúbito”) AND enfermagem AND conhecimento, e, em inglês, (“pressure ulcer” OR “bed sore” OR “bed sores” OR sedsore OR bedsores) AND nursing AND knowledge. Foram incluídos artigos publicados no período entre 2012 e novembro de 2021 com texto disponível na íntegra, em acesso aberto, nos idiomas inglês, português ou espanhol, resultantes de pesquisas originais relacionadas à assistência na área hospitalar. Resultados: O instrumento de avaliação do conhecimento mais utilizado foi o P-PUKT e suas versões, utilizado em 50% dos estudos, seguido do PUKAT e suas versões. Três estudos utilizaram instrumentos construídos e validados pelos autores, cinco estudos qualitativos e quatro estudos realizados com instrumentos não validados. Conclusão: Os instrumentos válidos de avaliação do conhecimento são essenciais para identificação de possíveis falhas na assistência ao paciente. A heterogeneidade nas amostras e nos critérios de classificação do nível de conhecimento dos participantes, impossibilitaram comparar os resultados obtidos nos estudos configurando-se em uma limitação.



Detalhes do artigo

Como Citar
1.
Carreiro GSP, Soares MJOG, Oliveira SHS, Mendonça AEO. Instrumentos de avaliação do conhecimento da equipe de enfermagem sobre lesão por pressão: revisão integrativa. Health Sci J [Internet]. 26º de junho de 2022 [citado 11º de maio de 2024];12(2):43-0. Disponível em: https://portalrcs.hcitajuba.org.br/index.php/rcsfmit_zero/article/view/1274
Seção
ARTIGO ORIGINAL
Biografia do Autor

Gisele Santana Pereira Carreiro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora assistente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Doutoranda da Pós-graduação em enfermagem da Universidade Federal da Paraíba.

Maria Júlia Oliveira Guimarães Soares, Universidade Federal da Paraíba

Professora titular da Universidade Federal da Paraíba. Professora da Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba.

Simone Helena Santos Oliveira, Universidade Federal da Paraíba

Professora da Escola Técnica em Saúde da Universidade Federal da Paraíba. Professora da Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba.

Ana Elza Oliveira Mendonça, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

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