O Estudo da Morte e dos Cuidados Paliativos: Ausências no Currículo de Medicina./ The Study of Death and Palliative Care: Curriculum in the Absence of Medicine.
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo acompanha a história da formação médica no Brasil e levanta algumas das origens do cenário atual da prática da medicina no país, considerada como bastante resolutiva na busca da cura do corpo, mas despreparada para a abordagem do sofrimento global que acompanha o processo de adoecimento e da morte. As autoras enfatizam a necessidade de reavaliação crítica dos currículos das escolas de formação médica, buscando-se aliar à excelência técnica da prática profissional, valores como o cuidado integral ao doente por detrás da doença, e a atenção às necessidades deste e da família quando se avizinha a morte. Com base na sua experiência no ensino da Disciplina de Tanatologia e Cuidados Paliativos em duas Faculdades de Medicina, o artigo aponta como um dos caminhos para a construção de uma nova base curricular, mais responsivo à necessidade de profissionais e doentes, o ensino desta Disciplina nas diversas escolas médicas do país.
Palavras-chave: Tanatologia, Cuidados Paliativos, Currículo.
ABSTRACT
This article outlines the history of medical education in Brazil and raises some of the origins of the current scenario of medical practice in the country, considered as quite resolute in the pursuit of healing the body, but unprepared for addressing global suffering that accompanies the process of illness and death. The author emphasizes the need for critical reappraisal of curricula of medical education, seeking to combine technical excellence in professional practice, values as comprehensive care for the patient behind the disease, and attention to the needs of the family and when approaching death. Based on his experience in teaching discipline Thanatology and Palliative Care in two medical schools, the article points out how one of the ways to build a new base curriculum more responsive to the needs of professionals and patients, the teaching of this discipline in several medical schools in the country.
Keywords: Thanatology, Palliative Care, Curriculum.
Detalhes do artigo
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem ao HSJ o direito de primeira publicação. A partir de 2024, as publicações serão licenciadas sob a Attribution 4.0 International , permitindo seu compartilhamento, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores estão autorizados a assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicação em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores são incentivados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer momento após o processo editorial.
Além disso, o AUTOR fica informado e consente que o HSJ possa incorporar seu artigo em bases de dados e indexadores científicos existentes ou futuros, nas condições definidas por estes a cada momento, o que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares de esses bancos de dados podem executar as seguintes ações no artigo.