Estudo do Perfil de Mulheres Submetidas a Exame Mamográfico em uma Clínica Particular do Sul de Minas Gerais/ Study of the Profile of Women Submitted to Mammography in a Private Clinic of the South of Minas Gerais
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Objetivos: Traçar o perfil das mulheres submetidas a exame mamográfico em uma clínica particular do sul de Minas Gerais em 2007. Materiais e Métodos: Foram analisadas 3665 fichas com informações sobre as pacientes. Os dados coletados foram repassados para uma tabela do Excel®, onde foram separados e contabilizados, sendo, posteriormente, transferidos para gráficos e tabelas do mesmo programa. Resultados: A média das idades das pacientes foi de 50,1 anos e a maior parte delas se originava do Sistema Único de Saúde – SUS (63,44%). A paridade média foi de 2,9 filhos por mulher, sendo que a maioria amamentou (88,56%). Os laudos foram, em sua maioria, classificados em B1 e B2 (86,49%) e dentre os casos de antecedência familiar de câncer de mama, destacou-se o de grau 3 (33,77%). 6,93% das pacientes apresentavam nódulo palpável e 3,63%, secreção papilar; apenas 8,98% faziam reposição hormonal e 5,05% tomavam anticoncepcional oral; 20,22% eram fumantes e 16,40% das mesmas já haviam realizado algum procedimento cirúrgico anterior nas mamas. Conclusões: As mulheres têm estado mais expostas a prováveis fatores de risco para o câncer de mama, embora demonstrem uma tendência positiva em relação ao auto cuidado. O exame mamográfico pode não ser tão eficaz, como único exame, para o diagnóstico dessa neoplasia.
Palavras-chave: Neoplasias mamárias, fatores de risco, mamografia, BI-RADS®, perfil das mulheres.
Detalhes do artigo
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem ao HSJ o direito de primeira publicação. A partir de 2024, as publicações serão licenciadas sob a Attribution 4.0 International , permitindo seu compartilhamento, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores estão autorizados a assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicação em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores são incentivados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer momento após o processo editorial.
Além disso, o AUTOR fica informado e consente que o HSJ possa incorporar seu artigo em bases de dados e indexadores científicos existentes ou futuros, nas condições definidas por estes a cada momento, o que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares de esses bancos de dados podem executar as seguintes ações no artigo.