O Impacto da Escolaridade Materna e a Renda Per Capita no Desenvolvimento de Crianças de Zero a Três Anos /The Impact of Maternal Education and Income PerCapita in Development of Children from Zero to Three Years

Conteúdo do artigo principal

Juliana Leite Godoy Veneziani Silva
Evelise Aline Soares
Edilaine Assunção Caetano
Yolanda Christina de Souza Loyola
José Antônio Dias Garcia
Gema Mesquita

Resumo

O presente estudo tem objetivo de apresentar uma revisão literária a respeito das influências da escolaridade materna e do nível socioeconômico no desenvolvimento infantil. Foram coletados dados e informações de estudos que enfatizam o desenvolvimento infantil nos aspectos cognitivo e motor de crianças de zero a três anos. Observamos que o desenvolvimento infantil foi significativamente influenciado pela escolaridade materna. Já em relação ao nível socioeconômico, os estudos foram unânimes, demonstrando que a renda per capita familiar influencia direta ou indiretamente no desenvolvimento infantil.

Palavras-chave: Desenvolvimento infantil, escolaridade materna, renda per capita

 This study is aimed at presenting a literature review about the influence of maternal education and socioeconomic status in child development. Data were collected and information from studies that focus on child development in the cognitive and motor development in children from zero to three years. We observed that the development was significantly influenced by maternal education. In relation to the socioeconomic level studies were unanimous, showed that the family per capita income can influence directly or indirectly on child development.

Key words: Child development, maternal education, per capita income



Detalhes do artigo

Como Citar
1.
Silva JLGV, Soares EA, Caetano EA, Loyola YC de S, Garcia JAD, Mesquita G. O Impacto da Escolaridade Materna e a Renda Per Capita no Desenvolvimento de Crianças de Zero a Três Anos /The Impact of Maternal Education and Income PerCapita in Development of Children from Zero to Three Years. HSJ [Internet]. 13º de julho de 2011 [citado 22º de novembro de 2024];1(2):62-7. Disponível em: https://portalrcs.hcitajuba.org.br/index.php/rcsfmit_zero/article/view/47
Seção
REVISÃO NARRATIVA
Biografia do Autor

Juliana Leite Godoy Veneziani Silva, Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS) - Alfenas/MG

Acadêmica do Curso de Psicologia da Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS) - Alfenas/MG

Evelise Aline Soares, Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS) - Alfenas/MG

Mestre, Professora e membro do Núcleo de Pesquisa em Farmacologia e Cirurgia Experimental (UNIFENAS) - Alfenas/MG

Edilaine Assunção Caetano, Universidade de São Paulo (USP) Ribeirão Preto

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/ Universidade de São Paulo (USP).

Yolanda Christina de Souza Loyola, Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS) - Alfenas/MG

Doutor(a), Professor (a) e membro do Núcleo de Pesquisa em Farmacologia e Cirurgia Experimental. (UNIFENAS) - Alfenas/MG

José Antônio Dias Garcia, Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS) - Alfenas/MG

Doutor(a), Professor (a) e membro do Núcleo de Pesquisa em Farmacologia e Cirurgia Experimental. (UNIFENAS) - Alfenas/MG

Gema Mesquita, Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS) - Alfenas/MG

Doutora, Professora da Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS). Alfenas/MG.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)