O Impacto da Escolaridade Materna e a Renda Per Capita no Desenvolvimento de Crianças de Zero a Três Anos /The Impact of Maternal Education and Income PerCapita in Development of Children from Zero to Three Years
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente estudo tem objetivo de apresentar uma revisão literária a respeito das influências da escolaridade materna e do nível socioeconômico no desenvolvimento infantil. Foram coletados dados e informações de estudos que enfatizam o desenvolvimento infantil nos aspectos cognitivo e motor de crianças de zero a três anos. Observamos que o desenvolvimento infantil foi significativamente influenciado pela escolaridade materna. Já em relação ao nível socioeconômico, os estudos foram unânimes, demonstrando que a renda per capita familiar influencia direta ou indiretamente no desenvolvimento infantil.
Palavras-chave: Desenvolvimento infantil, escolaridade materna, renda per capita
This study is aimed at presenting a literature review about the influence of maternal education and socioeconomic status in child development. Data were collected and information from studies that focus on child development in the cognitive and motor development in children from zero to three years. We observed that the development was significantly influenced by maternal education. In relation to the socioeconomic level studies were unanimous, showed that the family per capita income can influence directly or indirectly on child development.
Key words: Child development, maternal education, per capita income
Detalhes do artigo
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem ao HSJ o direito de primeira publicação. A partir de 2024, as publicações serão licenciadas sob a Attribution 4.0 International , permitindo seu compartilhamento, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores estão autorizados a assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicação em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores são incentivados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer momento após o processo editorial.
Além disso, o AUTOR fica informado e consente que o HSJ possa incorporar seu artigo em bases de dados e indexadores científicos existentes ou futuros, nas condições definidas por estes a cada momento, o que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares de esses bancos de dados podem executar as seguintes ações no artigo.