Análise Qualitativa do Processo de Reparo em Cicatriz Cirúrgica de Ratos Tratados com Extrato de Musa Sapientum, Aloe Vera e Colagenase/ Qualitative Analysis of the Repair Process in Surgical Scar in Treated Rats with Musa Sapientum Extract, Aloe Vera an
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Objetivo: Analisar a qualidade da ferida de ratos tratados com Aloe vera, Musa sapientum e Colagenase, verificando a melhor resposta do ponto de vista macroscópico. Materiais e Métodos: Foram realizadas cirurgias para provocar feridas em 40 ratos, sendo divididos em 4 grupos de 10, submetidos a diferentes tratamentos: primeiro grupo, Aloe vera; segundo, Musa sapientum, terceiro, pomada Colagenase e quarto grupo, controle. Foram aplicados os extratos das respectivas substâncias nas feridas e analisado macroscopicamente o processo de cicatrização. Resultados: Os valores foram significantes para o uso da Musa sapientum com 100% de cicatrização. Para o grupo Aloe vera, a cicatrização parcial foi satisfatória em 90% dos ratos e total, em 10%. Não houve significância para o grupo placebo, que não apresentou início de cicatrização em 60% dos ratos e em 40%, houve cicatrização parcial. Conclusões: Os resultados do presente estudo mostraram a eficácia do uso da Musa sapientum no leito das feridas, com grande poder de cicatrização quando comparado ao grupo controle.
Palavras-chave: Cicatrização, Aloe vera, Musa sapientum, Colagenase, grupo controle.
Detalhes do artigo
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem ao HSJ o direito de primeira publicação. A partir de 2024, as publicações serão licenciadas sob a Attribution 4.0 International , permitindo seu compartilhamento, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores estão autorizados a assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicação em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores são incentivados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer momento após o processo editorial.
Além disso, o AUTOR fica informado e consente que o HSJ possa incorporar seu artigo em bases de dados e indexadores científicos existentes ou futuros, nas condições definidas por estes a cada momento, o que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares de esses bancos de dados podem executar as seguintes ações no artigo.