Apresentação

Conteúdo do artigo principal

Marco Tullio de Assis Figueiredo

Resumo

Este primeiro editorial da nossa jovem revista presta homenagem a uma personalidade de projeção internacional. Em que pese o seu imenso valor profissional, ele é mundialmente reconhecido pelo seu espírito humanitário, evidente desde o início de sua longa carreira de médico.

Trata-se do Dr. Derek Doyle, médico escocês, ora aposentado. Formado há 56 anos pela Edinbourgh Medical School, ele seguiu

imediatamente para a África do Sul, lá trabalhando como cirurgião geral missionário por 10 anos. Foi uma experiência humana de grande valia na sua formação médica. Como ele mesmo declarou, “não curei ninguém, aliviei muito pouco, mas aprendi muito”.

De volta à Escócia revelou-se um médico eficiente e sempre atento ao CUIDAR, e não apenas ao curar. Engajou-se na década de 1960 à filosofia Hospice de CUIDAR, redescoberta das brumas da medicina antiga por Cicely Saunders (UK), tornando-se uma das mais importantes figuras dos Cuidados Paliativos nascentes.

Fundou e foi o Primeiro Presidente da Associação de Medicina Paliativa da Grã-Bretanha e Irlanda, fundador e Primeiro Presidente da Associação Internacional para Hospice e Cuidado Paliativo (IAHPC). Publicou sessenta artigos em revistas conceituadas; foi Editor Chefe e Editor Sênior do Oxford Texbook of Palliative Medicine (a bíblia de CP) em 3 edições; viajou por toda a Europa, América do Norte, Canadá, Índia, Austrália, Nova Zelândia, Japão e Coréia do Sul. Seus livros já foram traduzidos em diversas línguas; tem 5 títulos de professor visitante em nações estrangeiras, além de inúmeros outros títulos acadêmicos e condecorações.

Para o público leigo escreveu um fantástico livrinho (“Bilhete de Plataforma – vivências em Cuidados Paliativos”), traduzido para várias línguas. Foi lançado em 2009, no Brasil pela Editora Difusão, São Caetano do Sul (tradutores Marco Tullio de Assis Figueiredo e Maria das Graças Mota Cruz de Assis Figueiredo). Nele, ele narra de maneira singela e emocionada as suas experiências humanas em CP.

Dada a grande importância de se reforçar aos profissionais da saúde que o CUIDAR tem predomínio sobre o curar, entendemos como extremamente interessante iniciar a carreira da RCS com o trabalho reflexivo de Derek Doyle “Cuidado Paliativo para o Mundo”, especialmente escrito para a nossa revista.

 

 



Detalhes do artigo

Como Citar
1.
Figueiredo MT de A. Apresentação. HSJ [Internet]. 4º de março de 2011 [citado 22º de novembro de 2024];1(1):4-14. Disponível em: https://portalrcs.hcitajuba.org.br/index.php/rcsfmit_zero/article/view/504
Seção
ENSAIO
Biografia do Autor

Marco Tullio de Assis Figueiredo, Faculdade de Medicina de Itajubá – MG

Médico. Doutor em Patologia, Professor Titular do Curso de Tanatologia e Cuidados Paliativos da Faculdade de Medicina de Itajubá MG