Utilização de Antimicrobianos para o Tratamento de Infecções Respiratórias em Crianças Atendidas em uma Instituição de Saúde do Estado de Minas Gerais/Use of Antimicrobials for the Treatment of Respiratory Infections in Children Assisted in Health Institu
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Objetivos: Avaliar a eficácia da antibioticoterapia utilizada para o tratamento de infecções respiratórias em crianças atendidas em uma instituição de saúde do estado de Minas Gerais. Materiais e Métodos: Foi realizada análise de duzentos e oito prontuários de clientes pediátricos atendidos no setor de pediatria em uma instituição de saúde em um município do sul de Minas Gerais, sendo selecionados apenas aqueles com diagnóstico de infecção respiratória, para avaliar a indicação clínica do uso do fármaco, o(s) medicamento(s) utilizado(s) e a frequência e duração do tratamento. Resultados: Foram selecionados trinta e quatro (16,3%) prontuários com diagnóstico por alguma afecção respiratória, sendo a faixa etária de maior incidência de seis a doze meses, com dez (29%) casos, as afecções mais frequentes foram broncoespasmo e pneumonia, dezesseis (46%) casos. O antimicrobiano mais utilizado em âmbito nasocomial foi a ampicilina em dezenove crianças (56%), e a amoxicilina isolada ou em associação, somou quatorze indicações (41%) na conduta da alta hospitalar. Conclusão: É necessário desenvolver métodos eficazes para diagnosticar as infecções respiratórias que acometem as crianças cada vez mais novas e conscientizar todos os profissionais da área de saúde quanto ao uso abusivo e negligente dos antibióticos, evitando assim o aparecimento de microrganismos com cepas multirresistentes aos fármacos utilizados atualmente.
Palavras Chave: Antibioticoterapia; Infecção Respiratória; Criança
Detalhes do artigo
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem ao HSJ o direito de primeira publicação. A partir de 2024, as publicações serão licenciadas sob a Attribution 4.0 International , permitindo seu compartilhamento, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores estão autorizados a assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicação em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores são incentivados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer momento após o processo editorial.
Além disso, o AUTOR fica informado e consente que o HSJ possa incorporar seu artigo em bases de dados e indexadores científicos existentes ou futuros, nas condições definidas por estes a cada momento, o que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares de esses bancos de dados podem executar as seguintes ações no artigo.