Desenvolvimento e Caracterização de um Modelo Experimental de Obesidade por Injeção Subcutânea de Glutamato Monossódico em Ratos/Development and Characterization of na Experimental Model of Obesity by Subcutaneous Injection of Monosodium Glutamate in Rats
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Objetivo: Desenvolver e caracterizar um modelo experimental de obesidade em ratos. Materiais e Métodos: Foram utilizados 41 ratos da linhagem Wistar, recém-nascidos divididos em fêmeas e machos, nos respectivos grupos: controle, tratamento 4mg/g e tratamento 8mg/g, nos quais foram aplicadas injeções de soro fisiológico, glutamato monossódico a 4mg/g e a 8mg/g, respectivamente por via subcutânea, em dose única diária por via subcutânea pela manhã, durante os quatro primeiros dias de vida e acompanhados por 40 semanas. Após o tratamento, foram feitas análises laboratoriais (glicemia, colesterol total e frações e triglicérides) de medidas corporais (comprimento, peso e circunferência abdominal) e anatomopatológicas. Resultados: A análise dos parâmetros laboratoriais mostraram um aumento da glicemia e dos triglicérides e diminuição do HDL-colesterol. Houve alterações nas medidas corporais e IMC, sem alterar o perfil renal. Na análise histopatológica, foram observadas alterações inerentes à síndrome plurimetabólica, como esteatose hepática, aumento das ilhotas pancreáticas além de outros achados. Conclusão: A administração de glutamato monossódico em ratos nas doses de 4mg/g e 8mg/g foi capaz de induzir alterações em vários parâmetros laboratoriais e histopatológicos na determinação de síndrome metabólica e obesidade, sem obter uma relação direta entre dose e efeito esperado.
Palavras chave: Obesidade, glutamato monossódico, ratos
Detalhes do artigo
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem ao HSJ o direito de primeira publicação. A partir de 2024, as publicações serão licenciadas sob a Attribution 4.0 International , permitindo seu compartilhamento, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores estão autorizados a assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicação em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores são incentivados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer momento após o processo editorial.
Além disso, o AUTOR fica informado e consente que o HSJ possa incorporar seu artigo em bases de dados e indexadores científicos existentes ou futuros, nas condições definidas por estes a cada momento, o que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares de esses bancos de dados podem executar as seguintes ações no artigo.