Avaliação da Orientação Médica sobre Efeitos Colaterais de Fármacos Psicoativos em Usuários de um Programa de Saúde da Família de uma Cidade do Sul de Minas/Evaluation of Medical Advice about Side Effects of Psychoactive Drugs among Users of a Family Heal
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Objetivo: Avaliar a orientação médica sobre os efeitos colaterais das drogas psicotrópicas Metodologia: Foram entrevistados 136 indivíduos adultos usuários de fármacos psicoativos, entre 18 e 100 anos, escolhidos aleatoriamente, pertencentes a um bairro de uma cidade do Sul de Minas. O questionário aplicado continha perguntas sobre dados biodemográficos, tipo de atendimento médico recebido, particularidades sobre a droga prescrita e orientações recebidas do médico. Resultados: Com relação à frequência de consultas com o médico prescritor, a maioria (38,98%) se consultava com um intervalo de seis meses ou mais. Dos entrevistados, 83,82% utilizam o fármaco de forma contínua, com uma minoria (16,18%) os utilizando de forma intermitente. Ao se analisar o tempo de uso do fármaco, 73,54% o faz por mais de um ano e 97,06% não receberam orientação quanto ao tempo de uso do medicamento. Dos pacientes que já fizeram tentativas de parar o uso (53,68%), a maioria (76,71%) utilizou a redução gradual como forma de interrupção e destes, 56,16% foi sem orientação médica e 64,38% não obtiveram sucesso. A orientação quanto ao uso de álcool foi a única informação recebida por 53,31% dos pacientes, sendo que 35,55% não recebeu nenhuma informação sobre efeitos colaterais. Conclusão: Os dados obtidos demonstram que a orientação sobre a utilização dos medicamentos psicotrópicos não está sendo feita de forma satisfatória por parte dos médicos do serviço estudado.
Palavras chave: Fármacos psicoativos, efeitos colaterais, orientações médicas.
Key words: Psychoactive drugs, side effects, medical advice.
Detalhes do artigo
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem ao HSJ o direito de primeira publicação. A partir de 2024, as publicações serão licenciadas sob a Attribution 4.0 International , permitindo seu compartilhamento, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores estão autorizados a assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicação em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores são incentivados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer momento após o processo editorial.
Além disso, o AUTOR fica informado e consente que o HSJ possa incorporar seu artigo em bases de dados e indexadores científicos existentes ou futuros, nas condições definidas por estes a cada momento, o que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares de esses bancos de dados podem executar as seguintes ações no artigo.