Efeito do estresse crônico na memória espacial de curto e longo prazo em ratos Wistar

Conteúdo do artigo principal

Rodolfo Souza de Faria
Amanda Rocha Moreno
https://orcid.org/0000-0002-8772-1163
Ana Isabel Leone Pinto
https://orcid.org/0000-0002-3912-5201
Elisa Moreira Pessoa
Júlia Peloso Maia
Clarissa Trzesniak
Paulo José Oliveira Cortez
https://orcid.org/0000-0001-8590-5172

Resumo

Objetivo: Investigar a relação entre o estresse crônico e a memória espacial em ratos. Métodos: Utilizaram-se 20 ratos, machos, com 45 dias de vida, linhagem Wistar, divididos em 2 grupos: Estresse Choque (n = 10), onde foram alocados em uma caixa onde receberam um choque elétrico nas patas traseiras de 0,5 mA, por 2 s, a cada 30 s, por 5 min/dia, por 49 dias consecutivos; e Controle (n = 10), alocados na mesma caixa, porém sem receber estímulo, por 5 min, durante 49 dias. Posteriormente, iniciaram-se os procedimentos comportamentais, que consistiram na Habituação na Arena, Teste de Campo Aberto, Treino de Reconhecimento de Objetos, Teste de Memória de Curto Prazo (TMCP) e Teste de Memória de Longo Prazo (TMLP). Foram obtidas as taxas de duração de preferência exploratória. Os dados foram apresentados como média ± EPM. Resultados: No TMCP, o grupo Estresse Choque apresentou um aumento significativo da taxa de exploração (75,75 ± 4,77% vs 58,49 ± 4,83%; p = 0,023), demonstrando um efeito positivo do estresse crônico sobre a memória de curto prazo. No TMCP, não houve diferença significativa do grupo Estresse Choque (55,23 ± 8,33%) em relação ao Controle (71,61 ± 4,76%; p = 0,146). Conclusão: o estresse crônico revelou efeitos positivos sobre a memória de curto prazo no Teste de Reconhecimento de Objetos, quando comparado ao grupo de controle, porém não obteve efeitos significativos sobre a memória de longo prazo.



Detalhes do artigo

Como Citar
1.
Faria RS de, Moreno AR, Leone Pinto AI, Moreira Pessoa E, Peloso Maia J, Trzesniak C, Oliveira Cortez PJ. Efeito do estresse crônico na memória espacial de curto e longo prazo em ratos Wistar. Health Sci J [Internet]. 23º de maio de 2020 [citado 12º de maio de 2024];10(3):9-14. Disponível em: https://portalrcs.hcitajuba.org.br/index.php/rcsfmit_zero/article/view/856
Seção
ARTIGO ORIGINAL
Biografia do Autor

Rodolfo Souza de Faria, Faculdade de Medicina de Itajubá

Professor de Fisiologia Humana da Faculdade de Medicina de Itajubá - FMIt. Doutor em Fisiologia Humana pelo programa de Doutorado em Biologia Funcional e Molecular da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. Pós-Doutorado em andamento em Fisiologia Humana pelo programa de Biologia Funcional e Molecular da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, na área de Fisiologia (Neurofisiologia da Memória). Bacharel em Enfermagem pela FWB. Coordenador do Núcleo de Extensão da Faculdade de Medicina de Itajubá.

Amanda Rocha Moreno, Faculdade de Medicina de Itajubá

Acadêmica do Sexto ano da Faculdade de Medicina de Itajubá

Ana Isabel Leone Pinto, Faculdade de Medicina de Itajubá

Acadêmica do sexto ano da Faculdade de Medicina de Itajubá

Elisa Moreira Pessoa, Faculdade de Medicina de Itajubá

Acadêmica do sexto ano da Faculldade de Medicina de Itajubá

Júlia Peloso Maia, Faculdade de Medicina de Itajubá

Acadêmica do Sexto ano da Faculdade de Medicina de Itajubá

Clarissa Trzesniak, Faculdade de Medicina de Itajubá

Graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2007); Mestrado (2008), Doutorado (2012); pós-Doutorado (2013) em Ciências pela Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (USP); e pós-Doutorado (2017) em Engenharia de Fatores Humanos e Usabilidade aplicados à Área da Saúde pela Universidade Federal de Itajubá. Pesquisadora Visitante do Instituto de Psiquiatria do King's College London, Reino Unido, por 13 meses (2010-2011). Atualmente é professora titular da Faculdade de Medicina de Itajubá.

Paulo José Oliveira Cortez, Faculdade de Medicina de Itajubá

Pesquisador em Ciências da Saúde do Núcleo de Desenvolvimento de Pesquisa da Faculdade de Medicina de Itajubá (FMIt). Mestre e Doutor em Engenharia Biomédica pela UNESP, unidade de Guaratinguetá - SP (FEG/UNESP), Professor da Faculdade de Medicina de Itajubá-MG (FMIt). É pós-graduado em Fisioterapia Aplicada a Ortopedia e Traumatologia. Graduado em Fisioterapia com experiência no Tratamento e Controle da Dor Crônica, Medicina Física e Processos de Reabilitação.

Referências

1. Moreira MB, Montero EFS, Fagundes DJ, Chida VV, Ramalho CEB, Juliano Y. A Função Renal de Ratos Espontaneamente Hipertensos Submetidos ao Pneumoperitônio. Acta Cir Bras. 2002;17(3):168-76. doi: 10.1590/S0102-86502002000300004
2. Lin M, Hou G, Zhao Y, Yuan T. Recovery of Chronic Stress-Triggered Changes of Hipocampal Glutamatergic Transmission. Plast Neural . 2018;2018: 9360203. doi: 10.1155/2018/9360203
3. Brito MVH, Araújo M, Acácio GJS, Acácio, GJS, dos Reis JMC. Lesão intestinal após isquemia e reperfusão: estudo comparativo usando sal tetrazólico (MTT) e histologia. Acta Cir. Bras. 2001;16(1):26-31. doi: 10.1590/S0102-86502001000100005
4. Cechella JL, Leite MR, Rosario AR, Sampaio TB, Zeni G. Disphenyl diselenide-supplemented diet and swimming exercise enhance novel object recognition memory in old rats. Age (Dordr). 2014;36(4):96. doi: 10.1007%2Fs11357-014-9666-8
5. Lindqvist C, Jensen, P. Domestication and stress effects on
contrafreeloading and spatial learning performance in red jungle fowl
(Gallus gallus) and White Leghorn layers. Behav Processes. 2009;81(1):80-4. doi: 10.1016/j.beproc.2009.02.005
6. Pinto A. Memória, cognição e educação: implicações mútuas. Educação, cognição e desenvolvimento: textos de psicologia educacional para a formação de professores. Lisboa: Edinova; 2001. pp17-54.
7. Dias LBT, Landeira-Fernandez J. Neuropsicologia do desenvolvimento da memória: da pré-escola ao período escolar. Neuropsicol Latinoamericana [Internet]. 2011 [cited 2020 May 23];3(1):19-26. Avaiable from: pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2075-94792011000100003&lng=pt&nrm=iso
8. Diehl F. Plasticidade de receptores colinérgicos muscarínicos M4 hipocampais decorrente de uma consolidação da memória como possível marcador sináptico do engrama: ensaios farmacológico-comportamentais [Doctoral Thesis]. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2010 [cited 2020 May 23]. Avaiable from: www.lume.ufrgs.br/handle/10183/26580
9. Galera C, Garcia RB, Vasques R. Componentes funcionais da memória visuoespacial. Estud Av. 2013;27(77):29-44. doi: 10.1590/S0103-40142013000100004
10. Rocha SFB. Avaliação da memória espacial em pacientes portadores de Epilepsia com esclerose hipocampal [Dissertation]. Curitiba: Universidade Federal do Paraná; 2008 [cited 2020 May 23]. 87 pp. Avaiable from: hdl.handle.net/1884/23257
11. Troncoso J, Lamprea M, Cuestas DM, Múnera A. El estrés agudo interfiere con la evocación y promueve la extinción de la memória espacial em el laberinto de Barnes. Acta Biol Colomb [Internet]. 2010 [cited 2020 May 23];15(1):207-22. Avaiable from: revistas.unal.edu.co/index.php/actabiol/article/view/9692/14654
12. Barreto AB. Estresse e memória: Efeito do estresse agudo e crônico na retenção da memória em diferentes perfis de personalidade em tilápias-do-Nilo [Doctoral Thesis]. Botucatu: Universidade Estadual de São Paulo, 2018. Avaiable from: repositorio.unesp.br/handle/11449/153772
13. Izquerdo I, Mello PB, Benetti F, Cammarota M. Effects of acute and chronic physical exercise and stress on different types of memory in rats. An Acad Bras Ciênc. 2008;80(2):301-9. doi: 10.1590/s0001-37652008000200008
14. Conrad CD. What Is the Functional Significance of Chronic Stress-Induced CA3 Dendritic Retraction Within the Hippocampus? Behav Cogn Neurosci Rev. 2006;5(1):41-60. doi: 10.1177/1534582306289043
15. Mueller BR, Bale TL. Early prenatal stress impact on coping strategies and learning performance is sex dependent. Physiol Behav. 2007;91(1):55-65. doi: 10.1016/j.physbeh.2007.01.017
16. Narayanan SN, Kumar RS, Potu BK, Nayak S, Mailankot M. Spatial memory performance of wistar rats exposed to mobile phone. Clinics. 2009;64(3):231-4. doi: 10.1590%2FS1807-59322009000300014
17. Joëls M, Pu Z, Wiegert O, Oitzl MS, Krugers HJ. Learning under
stress: how does it work? Trends Cogn Sci. 2006;10(4):152-8. doi: 10.1016/j.tics.2006.02.002
18. De Kloet E, Oitzl MS, Joëls M. Stress and cognition: are
corticosteroids good or bad guys? Trends Neurosci. 1999;22(10):422-6. doi: x 10.1016/s0166-2236(99)01438-1
19. Margis R, Picon P, Cosner AF, Silveira RO. Relação entre estressores, estresse e ansiedade. Rev Psiquiatr Rio Gd Sul. 2003;25(1):65-74. doi: 10.1590/S0101-81082003000400008
20. Machado SS. Qualidade de vida e stress de adultos jovens na sociedade contemporânea [Doctoral Thesis]. Rio Grande do Sul: Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2003. 185 pp. Avaiable form: www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/8816/000589499.pdf
21. Rocha R, Porto M, Morelli MYG, Maestá N, Waib PH, Burini RC. Efeito do estresse ambiental sobre a pressão arterial em trabalhadores. Rev Saúde Pública. 2002;36(5):568-75. doi: 10.1590/S0034-89102002000600005
22. Cortez CM, Silva D. Implicações do estresse sobre a saúde e a doença mental. Arq Catarin Med. 2007;36(4):96-108.
23. Pereira A, Freitas C, Mendonça C, Marçal F, Souza J, Noronha JP, Lessa L, et al. Envelhecimento, estresse e sociedade: uma visão psiconeuroendocrinologica. Comun Ciênc Saúde [Internet]. 2004 [cited 2020 May 23];1:34-53. Avaiable from: pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-58212004000100006&lng=pt&nrm=iso
24. Schultchen D, Reichenberger J, Mittl T, Weh TRM, Smyth JM, Blechert J, et al. Bidirectional relationship of stress and affect with physical activity and healthy eating. Br J Health Psychol. 2019;24(2):315-33. doi: 10.1111/bjhp.12355
25. Smith AM, Hughes GI, Davis FC, Thomas AK. Acute stress enhances general-knowledge semantic memory. Horm Behav. 2019;109:38-43. doi: 10.1016/j.yhbeh.2019.02.003
26. Barry TJ, Sze WY, Raes F. A meta-analysis and systematic review of Memory Specificity Training (MeST) in the treatment of emotional disorders. Behav Res Ther. 2019;116:36-51. doi: 10.1016/j.brat.2019.02.001
27. Faria RS, Gutierres LFS, Faria FCS, Vale I, Reis J, Dias EV, Sartori CR, et al. Effects of the swimming exercise on the consolidation and persistence of auditory and contextual fear memory. Neurosci Lett. 2016;628:147-52. doi: 10.1016/j.neulet.2016.06.020