‘’Pílula do estudo’’: uso do metilfenidato para aprimoramento cognitivo entre estudantes de psicologia da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Conteúdo do artigo principal

Thaís Silva de Melo
https://orcid.org/0000-0003-3538-2216
Ronaldo Santhiago Bonfim de Souza

Resumo

Objetivo: Avaliar o uso do metilfenidato para o aprimoramento cognitivo entre estudantes de Psicologia da Universidade do Estado de Minas Gerais. Métodos: Estudo epidemiológico, transversal, quantitativo. A amostra foi composta por discentes devidamente matriculados no segundo semestre de 2017 (N = 318). Os instrumentos utilizados para a avaliação foram o questionário de saúde geral, de uso do metilfenidato e o ASSIST. Resultados: A maioria dos participantes era mulher (80,8%), com idade entre 18 e 63 anos (média de 26,5 anos). Vinte e seis estudantes (8,5%) declararam já ter usado metilfenidato em algum momento na vida, doze declararam ter consumido o medicamento para fins de aprimoramento cognitivo, sendo que, destes, sete obtiveram através de amigos e nove começaram a usá-lo após o ingresso no ensino superior. Ter sono regulado (36%), tomar café (35,6%) e praticar exercícios físicos (17%) também foram mencionadas como estratégias adotadas para aumentar a capacidade cognitiva e rendimento acadêmico. O uso do metilfenidato esteve correlacionado ao uso de tabaco (r = 0,12; p < 0,05), anfetamina ou ecstasy (r = 0,20; p < 0,01), inalantes (r = 0,13; p < 0,05) e alucinógenos (r = 0,22; p < 0,01). Conclusão:  O uso do metilfenidato para o aprimoramento cognitivo tem ocorrido entre os estudantes de Psicologia. Como proposta de intervenção, sugere-se a implementação de ações que promovam a escuta, o acolhimento, o debate e a reflexão desses estudantes, visando auxiliá-los no manejo das dificuldades da vida acadêmica, amenizando assim, os possíveis impactos ocasionados pelo uso do medicamento.



Detalhes do artigo

Como Citar
1.
Silva de Melo T, de Souza RSB. ‘’Pílula do estudo’’: uso do metilfenidato para aprimoramento cognitivo entre estudantes de psicologia da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) . HSJ [Internet]. 19º de maio de 2020 [citado 22º de novembro de 2024];10(2):56-62. Disponível em: https://portalrcs.hcitajuba.org.br/index.php/rcsfmit_zero/article/view/887
Seção
ARTIGO ORIGINAL
Biografia do Autor

Thaís Silva de Melo, Universidade do Estado de Minas Gerais

Bacharel em Psicologia.

Ronaldo Santhiago Bonfim de Souza, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutor em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerias (UFMG), mestre em Psicologia do Desenvolvimento Humano pela UFMG, especialista em Gestão em Saúde pela FIOCRUZ, especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Mantenense dos Vales Gerais (INTERVALE), especialista em Terapia Cognitivo-comportamental pelo Instituo Cognitivo e formação clínica em Psicoterapia Cognitivo-comportamental pelo Instituto WP.

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