Interferência do comportamento sedentário e da prática de atividade física nos indicativos de burnout de estudantes de educação física

Conteúdo do artigo principal

Daniel Vicentini de Oliveira
https://orcid.org/0000-0002-0272-9773
Gabriel Lucas Morais Freire
https://orcid.org/0000-0003-0589-9003
Jeferson de Jesus Moura Xavier
https://orcid.org/0000-0002-3227-0967
Thiago Becegatto Ribeiro
Helcimary Dalila Alves Pimentel
José Alípio Garcia Gouvêa
https://orcid.org/0000-0003-0254-1591
Leonardo Pestillo de Oliveira
https://orcid.org/0000-0001-5278-0676
José Roberto Andrade do Nascimento Júnior
https://orcid.org/0000-0003-3836-6967

Resumo

Objetivo: verificar se o comportamento sedentário e a duração e frequência da prática de atividades físicas interferem nos indicativos de burnout de estudantes universitários de educação física. Métodos: trata-se de um estudo transversal, realizado com 147 acadêmicos de educação física, bacharelado, de ambos os sexos. Foi utilizado uma adaptação para o contexto acadêmico (estudantes) do Cuestionario para la Evaluación del Síndrome de Quemarse por el Trabajo, e o Questionário Internacional de Atividade física (IPAQ – versão curta). Os dados foram analisados pelos testes Kolmogorov-Smirnov e “U” de Mann-Whitney e o nível de significância adotado foi de p < 0,05. Resultados: os estudantes que caminham até 40 min por dia apresentaram maiores sintomas de burnout do que os estudantes com maior tempo de caminhada no dia (p = 0,007). Os estudantes que caminham até 135 min semanais apresentaram maiores indicativos para desenvolvimento de desgaste psíquico do que os que caminham mais de 135 min semanais (p = 0,017). Os estudantes que praticam até 60 min de atividades moderadas por dia apresentaram escore superior aos estudantes que praticam mais de 60 min de atividades moderadas por dia (p = 0,011). Foram encontradas diferenças significativas nas dimensões de indolência (p = 0,011) e culpa (p = 0,023), evidenciando que os estudantes que passam mais tempo sentados apresentaram escore superior em ambas as dimensões de burnoutConclusão: a duração e frequência da atividade física e o comportamento sedentário interferem nos indicativos de burnout em estudantes de educação física.



CROSSMARK_BW_horizontal.svg




Detalhes do artigo

Como Citar
1.
Oliveira DV de, Freire GLM, Xavier J de JM, Ribeiro TB, Pimentel HDA, Gouvêa JAG, et al. Interferência do comportamento sedentário e da prática de atividade física nos indicativos de burnout de estudantes de educação física. HSJ [Internet]. 3º de dezembro de 2020 [citado 22º de novembro de 2024];10(4):16-22. Disponível em: https://portalrcs.hcitajuba.org.br/index.php/rcsfmit_zero/article/view/955
Seção
ARTIGO ORIGINAL
Biografia do Autor

Daniel Vicentini de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Departamento de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Paraná, Brasil.

Gabriel Lucas Morais Freire, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Departamento de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Petrolina, Pernambuco, Brasil.

Jeferson de Jesus Moura Xavier, Centro Universitário Metropolitano de Maringá (UNIFAMMA)

Departamento de Graduação em Educação Física, Centro Universitário Metropolitano de Maringá (UNIFAMMA). Maringá, Paraná, Brasil.

Thiago Becegatto Ribeiro, Centro Universitário Metropolitano de Maringá (UNIFAMMA)

Departamento de Graduação em Educação Física, Centro Universitário Metropolitano de Maringá (UNIFAMMA). Maringá, Paraná, Brasil.

Helcimary Dalila Alves Pimentel, Centro Universitário Metropolitano de Maringá (UNIFAMMA)

Departamento de Graduação em Educação Física, Centro Universitário Metropolitano de Maringá (UNIFAMMA). Maringá, Paraná, Brasil.

José Alípio Garcia Gouvêa, Universidade Cesumar (UniCesumar)

Departamento de Pós-Graduação Stricto Sensu em Promoção da Saúde, Universidade Cesumar. Maringá, Paraná, Brasil.

Leonardo Pestillo de Oliveira, Universidade Cesumar (UniCesumar)

Departamento de Pós-Graduação Stricto Sensu em Promoção da Saúde, Universidade Cesumar. Maringá, Paraná, Brasil.

José Roberto Andrade do Nascimento Júnior, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Departamento de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação física, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Petrolina, Pernambuco, Brasil.

Referências

Wainwright E, Looseley A, Mouton R, O'connor M, Taylor G, Cook TM. Stress, burnout, depression and work satisfaction among UK anaesthetic trainees: a qualitative analysis of in-depth participant interviews in the Satisfaction and Wellbeing in Anaesthetic Training study. Anaesthesia. 2019;74:1240-51. https://doi.org/10.1111/anae.14694 PMid:31090927

Murofuse NT, Abranches SS, Napoleão AA. Reflexões sobre estresse e Burnout e a relação com a enfermagem. Rev Latino-Am Enferm. 2005;13(2):255-61. https://doi.org/10.1590/S0104-11692005000200019 PMid:15962073

Wang Y, Ramos A, Wu H, Liu L, Yang X, Wang J, Wang L. Relationship between occupational stress and burnout among Chinese teachers: a cross-sectional survey in Liaoning, China. Int Arch Occup Environ Health. 2015;88:589-97. https://doi.org/10.1007/s00420-014-0987-9 PMid:25256806

Mota ID, Marinho APR, Both J, Veiga MB, Farias GO. Relação entre atividade física e Síndrome de Burnout em estudantes universitários: revisão sistemática. Pensar Prática. 2019;22:1-15. https://doi.org/10.5216/rpp.v22.52184

Santos EG, Siqueira MM. Prevalência dos transtornos mentais na população adulta brasileira: uma revisão sistemática de 1997 a 2009. J Bras Psiquiatr. 2010;59(3):238-46. https://doi.org/10.1590/S0047-20852010000300011

Unger JP. Physicians' Burnout (and That of Psychologists, Nurses, Magistrates, Researchers, and Professors) for a control program. Int J Health Serv. 2020;50(1):73-81. https://doi.org/10.1177/0020731419883525 PMid:31672078 PMCid:PMC7134576

Maslach C, Leiter MP. Understanding the burnout experience: recent research and its implications for psychiatry. World Psychiatry. 2016;15(2):103-11. https://doi.org/10.1002/wps.20311 PMid:27265691 PMCid:PMC4911781

Wilkes C, Lewis T, Brager N, Bulloch UM, Macmaster F, Paget H, et al. Wellbeing and mental health amongst medical students in Canada. Int Rev Psychiatry. 2019;31(2):1-4. https://doi.org/10.1080/09540261.2019.1675927 PMid:31638441

Mota ID, Farias GO, Silva R, Folle, A. I. Síndrome de burnout em estudantes universitários: um olhar sobre as investigações. Motrivivência. 2017;29:243-56. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2017v29nespp243

Goebel DK, Carlotto MS. Predictores sociodemográficos, laborales y psicosociales del Síndrome de Burnout en docentes de educación a distancia. Avances Psicol Latinoam. 2019; 37(2):295-311. https://doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/apl/a.6886

Manosso M, Lanferdini FJ, Dal'Agnol MJ, Roncada C, Dias CP. Comparação dos níveis de estresse e estilo de vida entre praticantes e não praticantes de ginástica laboral. Rev Bras Ciência Mov. 2014;22(2):65-71. https://doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v22n2p65-71

World Health Organization (WHO). Global Recommendations on Physical Activity for Health 18-64 years old. WHO:Geneve;2010 [cited 31 Oct 2020]. Avaiable from: https://www.who.int/dietphysicalactivity/global-PA-recs-2010.pdf

Serinolli MI, El-Mafarjeh E. Impacto da prática de atividade física na qualidade de vida dos acadêmicos de Medicina da Universidade Nove de Julho (Uninove). ConScientiae Saúde. 2015;14(4):627-33. https://doi.org/10.5585/conssaude.v14n4.5958

Gil-Monte PR, Carlotto MS, Câmara SG. Validação da versão brasileira do "Cuestionario para la Evaluación del Síndrome de Quemarse por el Trabajo" em professores. Rev Saúde Pública. 2010;44(1):140-7. https://doi.org/10.1590/S0034-89102010000100015

Matsudo S, Araújo T, Matsudo V, Andrade D, Andrade E, Oliveira LC, et al. Questionário Internacional de Atividade Física (Ipaq): Estudo de validade e reprodutibilidade no Brasil. Rev Bras Ativ Fís Saúde. 2001;6(2):5-18.

Cecil J, Calum MH, Hart J, Laidlaw A. Behaviour and burnout in medical students. Medic Educ Online. 2014;19. https://doi.org/10.3402/meo.v19.25209 PMid:25160716 PMCid:PMC4145104

Fares J, Saadeddin Z, Tabosh H, Aridi H, Mouhayyar C, Koleilat MK, et al. Extracurricular activities associated with stress and burnout in preclinical medical students. J Epidemiol Glob Health. 2015;6(3):177-85. https://doi.org/10.1016/j.jegh.2015.10.003 PMid:26644345 PMCid:PMC7320478

Carlotto MS, Nakamura AP, Câmara SG. Síndrome de Burnout em estudantes universitários da área da saúde. Psico. 2006 [cited 31 Oct 2020];37(1):57-62. Avaiable from: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/1412

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)