Interferência do comportamento sedentário e da prática de atividade física nos indicativos de burnout de estudantes de educação física

Conteúdo do artigo principal

Daniel Vicentini de Oliveira
https://orcid.org/0000-0002-0272-9773
Gabriel Lucas Morais Freire
https://orcid.org/0000-0003-0589-9003
Jeferson de Jesus Moura Xavier
https://orcid.org/0000-0002-3227-0967
Thiago Becegatto Ribeiro
Helcimary Dalila Alves Pimentel
José Alípio Garcia Gouvêa
https://orcid.org/0000-0003-0254-1591
Leonardo Pestillo de Oliveira
https://orcid.org/0000-0001-5278-0676
José Roberto Andrade do Nascimento Júnior
https://orcid.org/0000-0003-3836-6967

Resumo

Objetivo: verificar se o comportamento sedentário e a duração e frequência da prática de atividades físicas interferem nos indicativos de burnout de estudantes universitários de educação física. Métodos: trata-se de um estudo transversal, realizado com 147 acadêmicos de educação física, bacharelado, de ambos os sexos. Foi utilizado uma adaptação para o contexto acadêmico (estudantes) do Cuestionario para la Evaluación del Síndrome de Quemarse por el Trabajo, e o Questionário Internacional de Atividade física (IPAQ – versão curta). Os dados foram analisados pelos testes Kolmogorov-Smirnov e “U” de Mann-Whitney e o nível de significância adotado foi de p < 0,05. Resultados: os estudantes que caminham até 40 min por dia apresentaram maiores sintomas de burnout do que os estudantes com maior tempo de caminhada no dia (p = 0,007). Os estudantes que caminham até 135 min semanais apresentaram maiores indicativos para desenvolvimento de desgaste psíquico do que os que caminham mais de 135 min semanais (p = 0,017). Os estudantes que praticam até 60 min de atividades moderadas por dia apresentaram escore superior aos estudantes que praticam mais de 60 min de atividades moderadas por dia (p = 0,011). Foram encontradas diferenças significativas nas dimensões de indolência (p = 0,011) e culpa (p = 0,023), evidenciando que os estudantes que passam mais tempo sentados apresentaram escore superior em ambas as dimensões de burnoutConclusão: a duração e frequência da atividade física e o comportamento sedentário interferem nos indicativos de burnout em estudantes de educação física.



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Detalhes do artigo

Como Citar
1.
Oliveira DV de, Freire GLM, Xavier J de JM, Ribeiro TB, Pimentel HDA, Gouvêa JAG, Oliveira LP de, Nascimento Júnior JRA do. Interferência do comportamento sedentário e da prática de atividade física nos indicativos de burnout de estudantes de educação física. HSJ [Internet]. 3º de dezembro de 2020 [citado 18º de maio de 2024];10(4):16-2. Disponível em: https://portalrcs.hcitajuba.org.br/index.php/rcsfmit_zero/article/view/955
Seção
ARTIGO ORIGINAL
Biografia do Autor

Daniel Vicentini de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Departamento de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Paraná, Brasil.

Gabriel Lucas Morais Freire, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Departamento de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Petrolina, Pernambuco, Brasil.

Jeferson de Jesus Moura Xavier, Centro Universitário Metropolitano de Maringá (UNIFAMMA)

Departamento de Graduação em Educação Física, Centro Universitário Metropolitano de Maringá (UNIFAMMA). Maringá, Paraná, Brasil.

Thiago Becegatto Ribeiro, Centro Universitário Metropolitano de Maringá (UNIFAMMA)

Departamento de Graduação em Educação Física, Centro Universitário Metropolitano de Maringá (UNIFAMMA). Maringá, Paraná, Brasil.

Helcimary Dalila Alves Pimentel, Centro Universitário Metropolitano de Maringá (UNIFAMMA)

Departamento de Graduação em Educação Física, Centro Universitário Metropolitano de Maringá (UNIFAMMA). Maringá, Paraná, Brasil.

José Alípio Garcia Gouvêa, Universidade Cesumar (UniCesumar)

Departamento de Pós-Graduação Stricto Sensu em Promoção da Saúde, Universidade Cesumar. Maringá, Paraná, Brasil.

Leonardo Pestillo de Oliveira, Universidade Cesumar (UniCesumar)

Departamento de Pós-Graduação Stricto Sensu em Promoção da Saúde, Universidade Cesumar. Maringá, Paraná, Brasil.

José Roberto Andrade do Nascimento Júnior, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Departamento de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação física, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Petrolina, Pernambuco, Brasil.

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