Comparação dos efeitos da administração crônica de L-Arginina e L-Arginina associada ao Maleato de Enalapril na pressão arterial de ratos submetidos a um modelo experimental de hipertensão arterial/Comparison of the effects of chronic administration of L-
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Objetivo: Avaliar os efeitos da suplementação de L-Arginina e L-Arginina associada ao maleato de enalapril na pressão arterial média (PAM) de ratos hipertensos. Materiais e Métodos: Quarenta e oito ratos machos, adultos, da linhagem Wistar foram utilizados, divididos em seis grupos (n=8), de acordo com o tratamento. Os animais foram submetidos a cirurgia para indução de hipertensão arterial pelo modelode Grollman modificado. Quinze dias após a cirurgia os ratos hipertensos (PAM > 140mmHg) receberam diariamente pelo método de gavagem diferentes tipos de tratamento, durante trinta dias. A PAM foi aferida duas vezes por semana, por pletsmografia de cauda. Ao final do período experimental os ratos foram anestesiados (Cetamina/Xilazina, I.P). Resultados: O tratamento com L-Arginina reduz significativamente a PAM a partir do terceiro dia quando comparada ao grupo Controle. Como esperado, o tratamento com maleato de enalapril 2,5 mg/Kg e 5,0 mg/Kg também reduziu significativamente a PAM a partir do sexto dia quando comparada ao grupo Controle. A associacão entre L-Arginina e maleato de enalapril 2,5mg/Kg reduziu significativamente a PAM quando comparada ao grupo Controle a partir do sexto dia e a partir do terceiro dia usando maleato de enalapril 5,0mg/Kg e se manteve durante todo o período experimental. Conclusão: Os dados indicam que o tratamento com L-Arginina associada ao maleato de enalapril 5,0mg/Kg reduz significativamente e mais rápido a PAM quando comparada aos outros grupos.
Palavras-chave: L-Arginina, óxido nítrico, hipertensão.
Detalhes do artigo
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem ao HSJ o direito de primeira publicação. A partir de 2024, as publicações serão licenciadas sob a Attribution 4.0 International , permitindo seu compartilhamento, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores estão autorizados a assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicação em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores são incentivados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer momento após o processo editorial.
Além disso, o AUTOR fica informado e consente que o HSJ possa incorporar seu artigo em bases de dados e indexadores científicos existentes ou futuros, nas condições definidas por estes a cada momento, o que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares de esses bancos de dados podem executar as seguintes ações no artigo.