Inteligência Coletiva na era da Internet

Conteúdo do artigo principal

Fabiano Luiz Erzinger
Walter Jr. Boim de Araujo
https://orcid.org/0000-0003-1537-0285
Alexandre Campos Moraes Amato
https://orcid.org/0000-0003-4008-4029

Resumo

Entre as iniciativas que promovem educação permanente para os profissionais de saúde visando a qualificação profissional, a teleducação interativa pode ser um importante recurso para disponibilizar materiais e unidades educacionais de qualidade. Embora grande parte do desenvolvimento educacional seja focada em cursos, a integração com a prática profissional é fundamental para a motivação dos profissionais. Assim, a utilização de métodos de segunda opinião formativa especializada pode ser importante, pois permite desenvolver uma estratégia educacional com foco no aprendizado baseado na problemática real.


Entre as mudanças mais notáveis de comportamento nas últimas décadas está a comunicação baseada na internet, que acarretou uma maior interação social sem fronteiras. A comunicação sempre exerceu grande participação no aprendizado, pois, segundo Vygotsky, é na relação entre as pessoas que o conhecimento é construído, permitindo o desenvolvimento mental do indivíduo.



Detalhes do artigo

Como Citar
1.
Erzinger FL, Araujo WJB de, Amato ACM. Inteligência Coletiva na era da Internet. HSJ [Internet]. 16º de maio de 2020 [citado 22º de novembro de 2024];10(2):3-4. Disponível em: https://portalrcs.hcitajuba.org.br/index.php/rcsfmit_zero/article/view/984
Seção
EDITORIAL
Biografia do Autor

Fabiano Luiz Erzinger, Hospital Angelina Caron, Campina Grande do Sul, Paraná, Brasil

Membro Titular da SBACV.
Mestre em Clínica cirúrgica pela UFPR.
Preceptor do Programa de Residência Médica em Cirurgia Vascular e Endovascular do Hospital Angelina Caron.
Cirurgião vascular e endovascular do Instituto da Circulação.

Walter Jr. Boim de Araujo, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil.

Mestre e Doutor em Clínica Cirúrgica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Membro Titular da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV); Membro Titular da Sociedade Brasileira de Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular (SOBRICE); International Member da Cardiovascular and Interventional Radiological Society of Europe (CIRSE). Titulo de Especialista em Cirurgia Vascular pela SBACV/AMB; Certificado de área de atuação em Ecografia Vascular com Doppler pela SBACV/CBR/AMB; Certificado de área de atuação em Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular pela SBACV/CBR/AMB. Título de Especialista em Radiologia Intervencionista e Angiorradiologia pela SOBRICE/CBR/AMB. Preceptor no Serviço de Residência Médica em Cirurgia Vascular e Endovascular do Hospital Angelina Caron e Médico-Assistente e Preceptor de Residência Médica do Serviço de Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular do Hospital de Clinicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Alexandre Campos Moraes Amato, Universidade Santo Amaro, São Paulo, Brasil

Doutor em Ciências pela FMUSP (Universidade de São Paulo)
Professor de Cirurgia Vascular da UNISA (Universidade Santo Amaro)
Cirurgião Vascular, Endovascular e Ecografista Vascular pela AMB, SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular) e CBR (Colégio Brasileiro de Radiologia)
TCBC Cirurgião Geral pelo CBC (Colégio Brasileiro de Cirurgiões)

Referências

Vygotsky LS. A formação social da mente. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes; 1989.

Erzinger FL, Araujo WJB, Ordinola AAM, Gasparini AF, Luz AVT, Kamada DM, et al. Fórum vascular: inteligência coletiva na resolução de casos clínicos vasculares. J Vasc Br. 2018;17(3):193-200. doi: 10.1590/1677-5449.005018

Surowiecki J. A sabedoria das multidões. Porto: Lua de Papel; 2007.

Bembem AHC, Santos PLVAC. Inteligência coletiva: um olhar sobre a produção de Pierre Lévy. Perspect Cienc Inf. 2013;18(4):139-51. doi: 10.1590/S1413-99362013000400010