Tratamento de Hematúria Recidivante através de Embolização Percutânea: Relato de Caso/Treatment of Recurrent Hematuria through Percutaneous Embolization: Case Report
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Introdução: A hematúria recidivante (HR), seja em sua forma maciça ou crônica intermitente, é uma situação de difícil controle, em que o tratamento clínico habitual nem sempre é eficaz. A embolização percutânea é uma ferramenta muito útil para a preservação do órgão, principalmente naqueles casos em que somente a nefrectomia seria a opção. Casuística: Foi relatado um caso de embolização parcial de artéria renal em paciente portadora de hematúria macroscópica recidivante, através de acesso percutâneo. O procedimento foi feito através de acesso pela artéria femoral, com cateterismo seletivo da artéria renal envolvida e dos ramos arteriais nutridores do polo inferior, através de microcateter. A oclusão vascular foi feita através do implante de micromolas fibradas de liberação livre. A paciente apresentou interrupção imediata do sangramento, sem relatos de recorrência em todo o período de acompanhamento. Discussão: A HR pode estar associada a várias etiologias não oncológicas, como malformações vasculares, neoplasias benignas, traumas e lesões iatrogênicas. A investigação nem sempre é rápida, principalmente por utilizar técnicas de imagem mais sofisticadas e que nem sempre resultam em confirmação diagnóstica. A angiografia com subtração digital permite a análise mais detalhada da vasculatura do órgão alvo e serve como meio para a realização de procedimentos de emboloterapia. Conclusão: Deve-se ressaltar o papel dos procedimentos minimamente invasivos, especialmente da embolização, nos casos em que é necessária a interrupção do sangramento com perda mínima da função, ou em que a etiologia é uma doença puramente vascular.
Palavras chave: hematúria, embolização terapêutica, angiografia por subtração digital.
Detalhes do artigo
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem ao HSJ o direito de primeira publicação. A partir de 2024, as publicações serão licenciadas sob a Attribution 4.0 International , permitindo seu compartilhamento, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores estão autorizados a assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicação em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores são incentivados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer momento após o processo editorial.
Além disso, o AUTOR fica informado e consente que o HSJ possa incorporar seu artigo em bases de dados e indexadores científicos existentes ou futuros, nas condições definidas por estes a cada momento, o que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares de esses bancos de dados podem executar as seguintes ações no artigo.