Investigação da Sensibilidade ao Fluconazol e Produção de Enzimas Hidrolíticas por Candida sp. Isoladas do Trato Respiratório de Pacientes Internados em um Hospital no Sul de Minas Gerais/Investigation of Fluconazole Sensibility and Hydrolytic Enzimes Pro
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Objetivo: Identificar e caracterizar isolados de Candida do trato respiratório de pacientes, em relação à sensibilidade ao fluconazol e produção de enzimas hidrolíticas (fosfolipase e proteinase). Materiais e Métodos: 52 espécies de amostras do trato respiratório no período de 2001 a 2007 foram identificadas pelo método ChroMagar®. As amostras foram submetidas a teste de provas enzimáticas, para obtenção do grau de virulência e testadas quanto à susceptibilidade ao fluconazol, através do método Etest®. Resultados: Candida albicans foi a espécie prevalente, enquanto as demais somaram um total de 67,3%. Todas as amostras foram produtoras de proteinase e 88,5% de fosfolipase e a maioria sensível ao fluconazol, com exceção de C. glabrata que apresentou relevante resistência. Conclusão: Os resultados demonstraram um aumento de isolamento das espécies de Candida não-albicans em amostras clínicas, além de uma relevante resistência ao fluconazol por C. glabrata.
Palavras chave: Candida sp; trato respiratório; fluconazol.
Detalhes do artigo
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem ao HSJ o direito de primeira publicação. A partir de 2024, as publicações serão licenciadas sob a Attribution 4.0 International , permitindo seu compartilhamento, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores estão autorizados a assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicação em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores são incentivados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer momento após o processo editorial.
Além disso, o AUTOR fica informado e consente que o HSJ possa incorporar seu artigo em bases de dados e indexadores científicos existentes ou futuros, nas condições definidas por estes a cada momento, o que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares de esses bancos de dados podem executar as seguintes ações no artigo.