Avaliação da comunicação social de crianças até 12 anos com Transtorno do Espectro Autista em Centro de Atendimento Psicossocial
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Resumo
Objetivo: Caracterizar a comunicação social em crianças até 12 anos diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) atendidos no Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi) da cidade de Mossoró/RN. Métodos: Pesquisa prospectiva, transversal, descritiva, exploratória, realizada no CAPSi de Mossoró/RN. A coleta de dados baseou-se na aplicação de questionários aos pais/responsáveis, para caracterizar suas condições socioeconômicas e sua percepção sobre seus filhos. Foi utilizado o instrumento Avaliação do Desenvolvimento da Linguagem (ADL) para crianças, desenvolvido para avaliar a aquisição e desenvolvimento de conteúdo (semântica) e estrutura (morfologia e sintaxe) da linguagem. Os questionários foram codificados e os dados foram tabulados para posterior análise estatística. Resultados: Foram estudadas 33 crianças e 73 pais/responsáveis. A maioria dos pais/responsáveis era do sexo feminino (95,9%), predominantemente na faixa etária de 30-39 anos (média de 37,6 anos), com cônjuge (60%), com ensino médio completo (45%) e renda mensal em torno de um salário-mínimo (76,7%), possuindo atitudes positivas em relação aos filhos e notando dificuldades na comunicação destes. Na aplicação do questionário com as crianças, 63,7% apresentaram resultados na faixa de normalidade, enquanto 3% apresentaram alteração leve e 33,3% alteração grave de linguagem. Conclusão: Crianças com TEA frequentadoras do CAPSi apresentam alterações de linguagem no subnível pragmático e mais da metade dos participantes não apresenta alterações morfossintáticas e semânticas.
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